Tô Correndo zDestaque Centro Tomaz Lourenço 11 de dezembro de 2024 (0) (117)

8 mil brasileiros correram maratonas no exterior em 2024, onde os 42 km são mais “fáceis”, pelo clima frio, percursos planos e muitos inscritos

Avatar de Tomaz Lourenço

POR TOMAZ LOURENÇO


Em outro post aqui no site, informamos que 40 mil corredores completaram maratonas com percurso aferido no Brasil em 2024, a absoluta maioria naturalmente formada por brasileiros. Mas se o objetivo é saber quantas pessoas se desafiam para os 42.195 metros, precisamos levar em conta os que realizam esse feito no exterior.


É muito difícil, ou mesmo impossível, descobrir a quantidade de brasileiros que só correm maratonas no Brasil, os que as fazem tanto aqui como externamente, e os que encaram a longa distância exclusivamente no estrangeiro. E se não bastasse essa complicação, existe o agravante de muita gente fazer mais de uma prova, normalmente duas ou mesmo três, que podem ser apenas internamente, nas duas opções ou (mais raramente) somente lá fora.

Assim, conforme tabela abaixo, aproximadamente 10 mil brasileiros fizeram maratonas fora do país em 2024, mas tirando os que estiveram em mais de uma, podemos reduzir esse número para 8 mil. Destes, provavelmente metade fez uma por aqui também, até como parte do treinamento, portanto já estão naquele número de concluintes no Brasil (40 mil).

Fazendo uma estimativa, sem qualquer rigor científico, sobre estes três grupos de maratonistas, sem dúvida que predomina os que correm os 42 km apenas por aqui, por razões óbvias, ou seja, menor custo e facilidade de participação. Para quem gosta de números, esse grupo seria alguma coisa em torno de 30 mil. Já os que buscam as duas alternativas reuniriam outros 10 mil, ficando reduzidos a 4 mil os que só correm lá fora.

Em relação às participações brasileiras em provas externas, constata-se a predileção pelas chamadas Majors, apesar da enorme dificuldade em nelas se inscrever e o elevado custo para lá estar. Elas são conhecidas por reunir a elite internacional dos atletas, em função das altíssimas premiações. Acontecem a partir de março em Tóquio, depois Boston e Londres (abril), Berlim (setembro), Chicago (outubro) e Nova York (novembro).

Em todas, três aspectos favoráveis a bons resultados, isto é, percursos predominantemente planos, temperaturas baixas e milhares de participantes, sendo este um forte apelo, pelo estímulo que representa para se enfrentar os longos 42 km, e que não se verifica no Brasil, com exceção da concorrida prova carioca, mesmo com o nível de violência que se verifica na “Cidade Maravilhosa”.


Fogem ao domínio das Majors a nossa vizinha Buenos Aires, que é a maior da América do Sul, com quase 13 mil concluintes este ano (novamente o tal apelo…), Paris, pela atração da “Cidade Luz”, a nova queridinha mundial (não apenas dos brasileiros), ou seja, Valência, e a que vem se mantendo entre as preferidas há algum tempo, Amsterdã. Nas três, também percurso plano, clima frio e muita gente. São ainda significativas a Maratona de Santiago, pela proximidade, e a da Disney, que já foi mais prevalente entre nós.

Apresentamos ainda uma relação de outras 30 provas que costumam receber brasileiros, mas por vezes nem uma dezena deles, em que se pode realçar as que geralmente atraem um pouco mais de atenção, que seriam Punta del Este, Roterdã, Montevidéu, Mendoza, Barcelona, Porto, Assunção, Lima, Toronto e Lisboa. Em todas as maratonas estrangeiras, o forte estímulo do turismo, mesmo com os altos valores de aéreo e hospedagem que essas opções acarretam.

MARATONAS LÁ FORA COM MAIS BRASILEIROS EM 2024

1Berlim1608
2Chicago1561
3Buenos Aires1500*
4Paris1400*
5Nova York829
6Boston660
7Londres586
8Valência469
9Tóquio346
10Amsterdã250*
11Disney240
12Santiago100*
13Outras 30500**

* Estimativa de concluintes brasileiros

** Punta del Este, Miami, Roterdã, Mendoza, Montevidéu, Roma, Madri, Lisboa, Frankfurt, Barcelona, Porto, Atenas, Los Angeles, Munique, Sevilha, Hamburgo, Toronto, Viena, Praga, Rosario, Colônia, Lima, Copenhague, Vancouver, Assunção, Jerusalém, Valparaíso, Hannover, Medelín e Washington.

Veja também

Leave a comment