
As principais atualizações do New Balance FuelCell Rebel V4
POR RODRIGO ROEHNISS | @roehniss Desde a primeira edição, o New Balance Rebel, lançado em junho de 2019, caiu nas graças dos corredores. A marca sempre apresentou evoluções positivas a cada edição. Na segunda edição ocorreu uma atualização bem relevante, com a melhora da densidade do FuelCell (espuma presente na entressola), assim como uma nova malha de cabedal, mais flexível e respirável. Já na terceira, não houve muitas mudanças, a não ser na malha de cabedal, que no Rebel V3 gerava um pouco mais de suporte aos pés. A quarta edição, lançada recentemente, é praticamente outro tênis, com mudanças positivas, sendo a principal delas na entressola. É com certeza a edição com melhor resposta e mais macia de batida, embora acredito que ainda haja espaço para melhorias. O Rebel V4 é um tênis bem versátil, que vai atender tanto aos treinos diários quanto aos treinos de mais intensidade. Para ver o review completo do modelo, acesse https://www.rodrigoroehniss.com.br/new-balance-fuelcell-rebel-v4/. FICHA TÉCNICACategoria: Amortecimento / Trainer PerformancePisada: NeutraDrop: 6mm (34mm calcanhar / 28mm frente)Peso: 229g – Tamanho 43Valor: R$999,90 Rodrigo Roehniss é consultor de tênis de corrida para corredores amadores e lojas do segmento. Acesse www.rodrigoroehniss.com.br

New Balance Fuelcell SC Elite V4: atualizações relevantes em relação ao antecessor
POR RODRIGO ROEHNISS | @roehniss Quando a New Balance lançou o SC Elite V3 (principal modelo de competição da marca com placa de carbono), ele teve uma aceitação relativamente positiva entre os corredores, considerando tanto o conforto de calce pelo fato de a lingueta ser integrada à malha de cabedal, formando uma peça única, quanto pela maciez gerada pela espuma FuelCell no momento da aterrisagem. Porém, quando comparado aos demais concorrentes diretos, o fator responsividade ficava aquém das expectativas. Particularmente eu não me adaptei à forma e ao calce do SC Elite V3 pelo fato de gerar alguns pontos de atrito na área do colar de calce, próximo ao sistema de amarração. O FuelCell SC Elite V4 está com o design totalmente diferente do antecessor, assim como as atualizações apresentadas são fatores positivos, colocando-o de certa forma em igualdade de condições com os principais concorrentes. Começando pela malha de cabedal e a forma do SC Elite V4, achei ambas atualizações positivas, uma vez que o novo material da malha de cabedal gera maior respirabilidade aos pés assim como melhor drenagem de água pela malha. A forma está um pouco mais larga, o que para mim gera um pouco mais de conforto na região dos dedos. E o fato da lingueta não ser mais integrada à malha, como no V3, não ocorre sensação de pressão no peito do pé, também pelo fato de a lingueta não ser elástica. O principal fator de atualização, sem dúvida, é a nova base de entressola, que nesta edição é em PEBA, uma composição de espuma mais rápida de resposta, e um pouco menos de maciez na área do antepé comparado com o V3. Na prática, foi o que senti. Por último, o solado desta nova edição deve atender de forma mais positiva com relação ao desgaste, principalmente na área do calcanhar. Um fator técnico que foi atualizado e não é visível para nós é o drop, que no antecessor era de 8mm e no V4 é de 6mm Se você tiver a oportunidade de experimentar esta nova edição do SC Elite V4, não deixe de compará-lo com os principais modelos de competição com placa de carbono.

A importância do autodesenvolvimento na corrida
POR RICARDO HIRSCH | @rihirsch O desenvolvimento é fundamental para qualquer atividade que formos praticar. Na corrida não seria diferente, mas essa busca por ser um corredor melhor muitas vezes pode nos afastar de sermos uma pessoa melhor. Pode soar um pouco contraditório se pensarmos na corrida como ferramenta que traz saúde física e mental, que faz as pessoas se conhecerem melhor, além de conhecerem outras pessoas. Ela ensina que a dedicação traz resultado, que a disciplina é fundamental, que não temos controle de tudo, mesmo tendo milhares de informações do mundo tecnológico atual entre tantas outras coisas. A corrida colocada como a primeira prioridade na vida de alguns pode ser muito bem-vinda e trará diversos benefícios, mas isso na vida de outras pessoas pode afastá-la de outras prioridades (não tão prazeirosas e desafiantes), que são fundamentais na vida da maioria de nós, corredores. Gosto de pensar sempre na tríade: família/amigos, trabalho e hobbies (nesta ordem de importância) A corrida é um hobby que não pode (ou não deveria) atrapalhar suas relações pessoais (família e amigos) e te deixar distante ou não performando no seu trabalho. É motivante você sair do sedentarismo e correr 5 km, vem a vontade de fazer 10 km e depois uma meia e “uau, a maratona foi incrível”. Claro que nem todos seguem esses passos, mas é contagiante, mexe com a nossa auto-estima, criamos novas relações, vencemos desafios e ficamos mais resistentes para encarar problemas nas relações e no trabalho… esse é o ponto bom, o ponto onde o equilíbrio está perfeito. Não podemos deixar chegar no ponto em que chegar 30’ mais tarde no trabalho passa a ser aceito para fazer um treino mais longo constantemente, ou estar exausto e não conseguir raciocinar com clareza. De perder eventos sociais importantes que não voltarão, que não acontecem todo ano. Casamentos, festas de aniversários e onde pega mais para todos, ver seu filho começar a andar, falar e dar aquela risada deliciosa. Sempre acreditei que isso enche nosso pote de energia, nos motiva e dá forças para podermos equilibrar o máximo de pratos possíveis. Experimente repensar que ficar bom em uma coisa (corrida) não se sobrepõe a ser uma pessoa melhor… ainda mais se essa pessoa também corre.

VÍDEO | Período de base: quando, como e por que fazer?
No episódio 352 dos 3 Lados da Corrida, Ricardo Hirsch, Danilo Balu e Rodrigo Roehniss falam sobre a importância do período de base no treinamento e quando, como e por que deve ser feito.