Mais de 12 mil pessoas compareceram na manhã de domingo, 12 de maio, às imediações do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para correr pelas crianças do Hospital do GRAACC, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infanto-juvenil. A 22ª Corrida e Caminhada Comexport GRAACC teve o maior número de participantes já registrado. Toda a renda obtida será revertida para a instituição, que há mais de três décadas se dedica a oferecer a crianças e adolescentes com câncer o acesso a todas as chances de cura.
“É muito gratificante reunir tantas pessoas em prol da nossa causa. O evento se fortalece a cada ano e figura entre as principais ações promovidas pelo GRAACC na busca por recursos para auxiliar no tratamento do câncer infanto-juvenil”, afirma Tammy Allersdorfer, superintendente de Desenvolvimento Institucional do Hospital do GRAACC. O evento faz parte do calendário de São Paulo e já figura entre as cinco maiores corridas de rua da cidade. Em 2023, foram dez mil participantes e, no ano anterior, mais de sete mil.
O objetivo do evento é aumentar a conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado contra o câncer infanto-juvenil. Muitas vezes a doença apresenta sintomas comuns às doenças da infância, nem sempre identificados num estágio inicial. Todos os anos, milhares de crianças e adolescentes de todo o Brasil buscam uma esperança para a cura no Hospital do GRAACC.
O evento teve percursos de 10 km e 5 km de corrida e 3 km de caminhada (com a participação de crianças e pets). As entregas dos troféus para os primeiros lugares foram feitas por crianças atendidas pelo Hospital do GRAACC e todos os que completaram o percurso receberam uma medalha em agradecimento.
Sobre o GRAACC
O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infanto-juvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa.
É a primeira instituição do País, especializada em câncer infanto-juvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. Em 2021, ano marcado pela pandemia, atendeu cerca de 4 mil pacientes de todo o País e realizou mais de 33 mil consultas, além de cerca de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos, 25 mil sessões de quimio e radioterapia e 96 transplantes de medula óssea.
Em 32 anos de atividades, o GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infanto-juvenil no Brasil, com taxa média de 72% de chances cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para que cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro todo pela frente.
Fonte: release assessoria de imprensa