Com base na distância, insira o tempo para saber o ritmo ou vice-versa
Entre com uma distância, o tempo em que a percorreu e a distância prevista para saber em quanto tempo você pode completá-la.
Previsão de acordo com tabela publicada na Runners’ World com a seguinte fórmula :
tempo previsto = tempo real x (distância da previsão / distância do tempo) elevado a 1.07.
Parte do princípio que você fez os treinamentos para resistência (longos) adequados.
Corra 15 km (aferidos ou razoavelmente medidos) no melhor ritmo que você puder. O resultado desse teste servirá de base para calcular seu ritmo ideal para fazer a maratona e que será 15% mais lento do que o conseguido nos 15 km, ou equivalente a 85% do teste.
Faça o teste dos 15 km duas semanas antes da maratona como parte do treinamento para os 42 km.
O ritmo para maratona encontrado no teste deve ser encarado com ressalva, uma vez que a atuação do corredor no dia da prova vai depender também da temperatura e umidade, dos ventos, da altimetria do percurso, do abastecimento e de como o corredor estiver se sentindo (animado ou cansado, pela viagem ou outra razão).
Ou seja, não é inteligente se entrar em uma maratona com um determinado ritmo na cabeça e considerá-lo como algo rígido. Se tudo estiver favorável, notadamente o clima, pode ser o caso de se correr até um pouco mais rápido do que se previa, e o contrário também vale. E ao não se conseguir fazer o ritmo previsto, nada de forçar, porque com certeza vai se “quebrar” mais para a frente. Portanto, o tempo final na maratona será resultado do treinamento realizado + toda a situação no dia da prova.
Scripts desenvolvidos pelo site Copacabana Runners, exceto o teste dos 15km. www.copacabanarunners.net