Os brasileiros dominaram o pódio no 36º 10 KM Tribuna FM-Terracom, uma das maiores corridas de rua do país, neste domingo (15/05), em Santos. Wendell Souza garantiu o bicampeonato, com 28:45, enquanto Jenifer do Nascimento levou a prova feminina, com 34:13. Por mais de uma década, a prova realizada sempre no terceiro domingo de maio foi vencida por africanos. No ano passado, em dezembro e em seu retorno depois de não ter sido realizada pela primeira vez na história em 2020, devido à pandemia, os atletas do Brasil voltaram a subir no lugar mais alto do pódio, cena que se repetiu agora.
Foram 14,5 mil inscritos, num domingo com temperatura ideal para a corrida, feita num percurso totalmente plano, ao nível do mar, com grandes retas, sendo os dois últimos quilômetros na orla da praia e, sempre com o apoio imenso da comunidade torcendo pelos participantes nas ruas, sobretudo nos metros finais.
Um dos destaques foi o retorno do único hexacampeão da corrida e bicampeão da Maratona de Nova York, Marilson Gomes dos Santos, desta vez participando como amador, para curtir. Ele cruzou a linha de chegada ao lado do diretor geral do 36º 10 KM Tribuna FM-Terracom, Marcos Clemente Santini, abaixo dos 45 minutos e comemorando muito. “Deu para reviver as emoções de quando eu realmente corria para valer, passando pelo percurso, vendo o pessoal torcendo, gritando o meu nome. Essa chegada sensacional na beira da praia. Eu revivi aqueles bons momentos que tive aqui”, disse Marilson, recepcionado pela esposa Juliana Gomes e o filho, Miguel. “Quem sabe um dia não corremos os três juntos?”, revelou.
Marcos Santini também festejou o novo sucesso do evento, agradeceu os patrocinadores e o público em geral, tanto os participantes, quanto os torcedores. “Foi tudo lindo, o clima, a população nas ruas. O balanço foi positivo. Graças a Deus São Pedro nos ajudou mais um ano. Foi um desafio de logística muito grande com 14,5 mil inscritos e se contabilizar as pessoas assistindo, que vieram prestigiar a prova, chega a 25 mil pessoas. Um número expressivo e graças a Deus foi tudo certo”, disse.
Ele também falou da emoção de correr toda a prova ao lado do ícone Marilson. “Ganhei esse presente dele correr comigo. É um orgulho muito grande para mim, ele ter corrido ao meu lado e é impressionante como a população reconhece o Marilson. A prova inteira todos aplaudindo e incentivando”, comentou Santini.
Na prova masculina, o bicampeão largou forte, junto com Gilmar Silvestre Lopes (segundo colocado), Giovani dos Santos (terceiro) e o queniano Bernard Chumba (quarto). O atleta africano ficou para trás já no km 3, Giovani não aguentou o ritmo entre os km 5 e 6, e faltando 2,5 km, Wendell abriu de Gilmar e chegou sozinho. “Ganhar uma prova dessas, pela segunda vez, que já teve campeões como Marilson, Vanderlei Cordeiro de Lima, Ronaldo da Costa, não é todo dia que acontece. Muito feliz em entrar para a história também”, vibrou.
Aos 29 anos, Wendell começou tarde no atletismo, com 18 para 19 anos e vem garantindo grandes resultados nos últimos meses. Foi campeão brasileiro, sul-americano e panamericano de cross country. “Antes eu só jogava futebol. Quando comecei, achavam que era profissional, mas eu trabalhava na roça ajudando meu pai no sítio. Quero agradecer a todos, principalmente o meu treinador Adauto Domingues”, acrescentou o atleta de Pontes e Lacerda (MT).
Entre as mulheres, a prova foi mais acirrada. Ela, a argentina Marcela Cristina Gomes Cordeiro (segunda) e a queniana Vivian Kiplagati (terceira) correram juntas praticamente todo o percurso, até que a vencedora decidiu dar um sprint nos 500 metros decisivos, chegando apenas três segundos à frente da adversária. “Vencer essa prova é muita emoção. Estou muito feliz com essa conquista. Sonhava em ganhar, todas sonham, mas sei como é difícil”, afirmou Jenifer, que foi a terceira colocada na última São Silvestre.
Já entre os cadeirantes, a santista Vanessa Cristina, que almeja vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, garantiu o pentacampeonato.
Resultados – TOP 5
Masculino
1 Wendell Jerônimo Souza – 28:45
2 Gilmar Silvestre Lopes – 28:59
3 Giovani dos Santos – 29:28
4 Bernard Kipsang Chumba (Quênia) – 29:56
5 Samuel Souza do Nascimento – 29:58
Feminino
1. Jenifer do Nascimento – 34:13
2. Marcela Cristina Gomes Cordeiro (Argentina) – 34:16
3. Vivian Jeftanui Kiplagati (Quênia) – 34:20
4. Larissa marcelle Moreira Quintão – 35:57
5. Rosane Xavier dos Santos – 37:10
Fonte: release 36º 10 KM TRIBUNA FM-TERRACOM / Fotos: A TRIBUNA / Divulgação