Festa brasileira na etapa de São Paulo do Circuito de Corridas Caixa. Na fria e nublada manhã deste domingo (dia 21) na Capital paulista, com termômetros na casa dos 15 graus, Wellington Bezerra da Silva e Jenifer do Nascimento Silva superaram os concorrentes africanos e foram os mais velozes na categoria Elite 10 km.
Com largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, milhares de corredores participaram da décima etapa da temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do Brasil.
A largada da Elite 10 km masculina reuniu 32 atletas. Até o km 5, sete atletas formavam o pelotão da frente. Mil metros depois, apenas Wellington Bezerra da Silva, o queniano Dennis Kemboi Bera Kusimbra e Joílson Bernardo da Silva seguiam na disputa da liderança. A partir do km 7, a luta ficou entre Wellington e Dennis. Melhor para o brasileiro, que teve forças para um sprint nos 500 metros finais para cruzar em primeiro com o tempo de 30:17. Kusimbra chegou logo atrás, com 30:26, seguido por Joílson Bernardo da Silva (30:49), David Benedito de Macedo (31:06) e Rafael Santos Novais (31:12).
“Foi uma prova muito disputada e dura, principalmente na subida. Graças a Deus tive forças para o sprint final e conquistar a vitória. Estou vindo da Maratona de Berlim, na Alemanha, onde fui o melhor brasileiro, estou um pouco cansado e só agora retomando o ritmo normal de treinos. Na semana passada, na etapa de Curitiba do Circuito Caixa eu perdi para o queniano, mas dei o meu melhor aqui em São Paulo. É sempre bom ganhar dos africanos. Tem gente que fala sobre o tabu de que brasileiro não consegue bater queniano, mas eu sou a prova viva de que não é assim”, disse o pernambucano Wellington, dono do índice para a maratona dos Jogos Pan-Americanos do Peru, em 2019.
Na Elite 10 km feminina, Jenifer do Nascimento Silva fez uma prova de recuperação. “Larguei um pouco atrás e faltando cinco quilômetros, aumentei o ritmo para ir buscar a queniana. Ela estava bem distante, cerca 150 a 200 metros na frente, mas fui alcançando. Consegui a ultrapassagem depois do quilômetro seis e parti para a vitória”, contou a campeã, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 34:56. Salome Chepchumba Masobo completou a prova em 35:12, seguida por Maria Aparecida Ferraz (35:21), Fadhila Salum Samwe (35:57) e Karen Sabrina da Silva Pires (37:00). “Foi uma corrida dura, pois o percurso engana. No início, você desce, mas a volta é praticamente toda subindo”, disse Jenifer, que é de Osasco e corre pelo Pinheiros.
Paralímpicos – A etapa de São Paulo foi a última da temporada a contar pontos para o ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, 51 portadores de necessidades especiais se inscreveram para encarar percursos de 5 km ou 10 km, número que representou um recorde de corredores nas categorias paralímpicas. A parceria entre Circuito Caixa e CPB agregou quatro provas chanceladas pela entidade em 2018: Belo Horizonte (na abertura, dia 13 de maio), Recife (29 de julho), Fortaleza (5 de agosto) e São Paulo (21 de outubro).
Circuito Caixa São Paulo ainda não acabou – A bicampeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer interagiu com atletas e fãs na largada e premiação na Praça Charles Miller. Nesta segunda-feira (dia 22), ela segue participando de atividade do Circuito Caixa. Ela fará palestra para crianças e jovens da ONG UNAS – Heliópolis e Região (rua da Mina Central, nº38 – Heliópolis). “Acho legal falar sobre disciplina, motivação, objetivo, e que tudo isso se aprende no esporte. Quem pratica esporte torna-se um adulto diferente graças a experiência do esporte e das competições”, conta a ex-atleta.
Resultados Categoria Elite 10 km – Etapa de São Paulo
Masculino
1) Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) – 30:17
2) Dennis Kemboi Bera Kusimbra (Coquinho-Fila / Bioleve) – 30:26
3) Joílson Bernardo da Silva (B3 Atletismo) – 30:49
4) David Benedito de Macedo (BRB) – 31:06
5) Rafael Santos Novais (Pinheiros) – 31:12
Feminino
1) Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros) – 34:56
2) Salome Chepchumba Masobo (Coquinho-Fila / Bioleve) – 35:12
3) Maria Aparecida Ferraz (Pinheiros) – 35:21
4) Fadhila Salum Samwe (Luasa Sports / Caixa) – 35:57
5) Karen Sabrina da Silva Pires (Runbody) – 37:00