Você sabe a hora de descansar na corrida?

Confesso que descansar, muitas vezes, é mais difícil do que acordar e sair para um longão de 32 km. Sei da importância de dar uma parada nos treinamentos ou deixar o corpo recuperar-se com um trote ou uma sessão de cross-training. A boa notícia é que já fui pior. Houve momentos em que corria de segunda a segunda. Hoje, consigo me controlar melhor.

Esta sexta-feira (25), por exemplo, fiz 30 minutos de minha série de força de musculação e pronto. Dá vontade de correr no final da tarde, ainda mais com esse calor que está e a noite linda que promete fazer? Claro que sim, mas a razão tem de dominar a emoção.

Na edição de setembro deste ano da Contra-Relógio fiz um texto que aborda o assunto: Descanso também é treino. Se ainda não leu, dê uma olhada no link.

Não importa se você é profissional ou amador. Tanto durante os ciclos de preparação, quanto no pós-prova, principalmente nas mais longas, como as maratonas, saber a hora de dar uma parada é decisivo para um bom desempenho e, principalmente, para uma vida esportiva longa, saudável e competitiva, se esse for o seu perfil. Na maratona, células e tecidos são afetados. E só o tempo garante a regeneração necessária para recomeçar o ciclo de treinos.

E você, sabe a hora de dar uma parada, de realmente descansar? Como trabalha esse descanso? Para totalmente alguma vez na semana ou opta pela musculação, bike, ciclismo…