Uma meia-maratona plana, ao nível do mar, com duas longas retas de cerca de 9 km cada e uma segunda metade tendo a praia como visual. Essas são as características principais da Meia-Maratona da Praia Grande, que teve a décima edição realizada no dia 1º de setembro. A organização, a mesma dos 10 km da Tribuna de Santos, se mostrou eficiente. O clima ameno, em um dia de céu nublado, além de pouco vento na parte da orla, também ajudaram os corredores neste ano.
Nos 21 km, foram 1.640 concluintes (1.333 homens e 307 mulheres), um crescimento de 2,1% em relação à edição de 2012. No total, o número de inscritos chegou a 3.100 corredores, considerando-se a prova participativa de 10 km. Para 2014, o limite de participantes subirá para 3.500, conforme anunciou o diretor-geral do evento, Marcos Santini, que correu os 21 km, até para avaliar a organização na visão de corredor.
JARDINEIRO. O primeiro colocado, o mineiro Rogério Pereira, tem uma bela história de vida. Jardineiro de profissão e corredor por paixão, com a vitória em 1:04:21 escreveu o nome na galeria de campeões da Meia da Praia Grande, que tem fundistas de destaque no atletismo nacional, como os maratonistas olímpicos Franck Caldeira (ganhador de 2004 e ainda recordista da prova) e Paulo Roberto de Almeida Paula (vencedor em 2009 e 2010).
"Eu corro porque amo isso. Sou jardineiro, não tenho patrocínio e pago as minhas viagens. Então, o incentivo é ainda maior. Vencer esta prova me dá uma visibilidade para continuar fazendo o que eu gosto, que é correr", disse Rogério. "Tenho treinado muito para conseguir as vitórias. O percurso tinha bastante água e por ser plano foi muito bom. A estratégia para ser campeão foi correr junto dos outros e no momento certo abrir."
Foi realmente o que Rogério, de 36 anos, fez. Correu mantendo o contato visual com o pelotão da frente até o km 17, quando acelerou para abrir vantagem, chegando 38 segundos à frente do segundo colocado, Edson Tibúrcio. A terceira posição foi do tanzaniano Lucian Mejan, com 1:05:09.
No feminino, supremacia da queniana Delvine Reli Meringor, de 21 anos. "É o resultado de muito treino e luta. Estou feliz demais por conquistar este título", destacou a vencedora, que chegou quase dois minutos à frente da segunda colocada, a mineira Rosângela Faria. Em terceiro ficou a paranaense Adriana Sutil. Confira os resultados completos em www.triesportes.com.br.