20 de setembro de 2024

Contato

Notícias admin 14 de janeiro de 2011 (7) (109)

[vídeo] Um ato heróico em revezamento no Japão


Os ekidens (corridas de revezamento) são levados muito a sério no Japão. Muitas das empresas japonesas tem equipes com atletas profissionais que participam dos vários eventos que acontecem naquele país.

O maior e mais longevo deles é o Hakone Ekiden, que acontece anualmente entre os dias 2 e 3 de janeiro, desde 1920. Trata-se de um revezamento de ida e volta no caminho que liga as cidades de Tóquio (distrito de Ōtemachi) a Hakone. Devido às pequenas variações do percurso,  no primeiro dia a distância é de 108 km e no dia seguinte, 110 km. O percurso é divido em 5 trechos (tanto na ida como na volta) e dá lugar a uma disputa entre 20 equipes universitárias, com 10 corredores cada (somente homens).

Para se ter uma idéia da popularidade dessa prova, cerca de 1 milhão de japoneses vão às ruas para acompanhar a disputa, além de haver a transmissão ao vivo pela TV.

Na edição deste ano ocorreu algo inusitado, quando quatro corredores disputavam passo a passo a 8ª posição ao final da prova. Parece irrelevante, não? Mas não é: as equipes que chegam até a 10ª posição tem participação garantida na prova do ano seguinte (o que é uma grande honra por lá) e não precisam mais se qualificar através de outras competições.

Pois bem, o atleta Natsuki Terada tentava classificar pela primeira vez a Universidade de Kokugakuin (na qual é calouro) entre as 10 primeiras em uma disputa sensacional pela 8ª colocação com outros 3 corredores. Faltando 150 metros para a chegada, ele atacou e assumiu a liderança, mas acabou acompanhando o caminhão da televisão que seguia na frente, e o seguiu, fazendo uma curva à direita, quando deveria ir em frente, para desespero dele mesmo, de seu técnico e dos espectadores. Terada caiu para a 11ª colocação, mas conseguiu achar forças para ir buscar o grupo e fazer uma ultrapassagem pouco antes da linha de chegada, para alegria e alívio de seus companheiros de universidade que o aguardavam na chegada. Um ato heróico e emocionante, sem dúvida.

Veja também

7 Comments on “[vídeo] Um ato heróico em revezamento no Japão

  1. eu vi esse video, foi judiação… ainda bem que ele conseguiu chegar pelo menos na posição que interessava

  2. Gostei. Botei um link lá no meu FB. Ainda bem que deu pra salvar a c@$%# homérica! hehe

  3. Fato muito semelhante aconteceu na Maratona de NY em 1994. Eu estava lá.. foi assunto para 1 mes. abçs

  4. Oi Sergio! Podemos dizer que “nessa situação” o atleta Natsuki Terada é o Wanderlei Cordeiro japones, que por coincidência também liderava e por causas “inusitadas” perdeu a liderança mas não desistindo chegou também num honrado terceiro lugar, muito bom esse vídeo deu vontade até de correr uma Maratona no Japão. Abraços!

  5. Lembrou a Maratona de NY de 1994, quando o German Silva errou o caminho no final da prova, quando liderava. Mas deu pra voltar.
    http://www.youtube.com/watch?v=MGPcHIN0RKk&playnext=1&list=PLAF101B977DD063A8&index=12

  6. @Nishi É verdade e bem lembrado. Se bem que no famoso caso do mexicano German Silva, bi de NY (94/95), faltava 1 km para o final da prova. Ele também ganhou o apelido de “Wrong Way Silva” (Silva Caminho Errado) nessa maratona.

Leave a comment