Notícias André Savazoni 6 de setembro de 2020 (0) (118)

Vídeo: Sifan Hassan e Mo Farah quebram recorde de 1h em pista

O britânico Mo Farah e a holandesa Sifan Hassan (etíope de nascimento) estabeleceram os recordes mundiais de uma hora em pista de atletismo, no masculino e no feminino, na etapa de exibição da Wanda Diamond League, no Estádio King Baudouin, em Bruxelas, na Bélgica.

O múltiplo campeão mundial e olímpico da Grã-Bretanha teve a companhia do parceiro de treinamento, Bashir Abdi, para estabelecer a nova marca de 21.330 m – superando o antigo recorde, de 2007, de 21.285 m, do etíope Haile Gebrselassie. Abdi terminou apenas oito metros atrás.

Abdi teve o consolo de baixar o melhor tempo do mundo para os 20.000 m, de 56:26 para 56:20,2, tendo conduzido o amigo Mo Farah por aquela distância.

“Fiquei muito animado por voltar à pista”, disse Mo Farah. “Eu sabia que estava em grande forma depois do trabalho árduo que fiz nas últimas seis semanas. A certa altura, a apenas 10 voltas do fim, ficou difícil, então fiquei feliz por Bashir ter assumido a liderança, mas me senti ótimo faltando apenas um minuto. Uma última volta rápida ainda é minha melhor tática.”

O recorde de Sifan Hassan também veio após uma batalha com a recordista mundial de maratona, Brigid Kosgei, embora mais tarde a queniana tenha sido desclassificada por pisar fora da pista na reta final.

Campeã mundial dos 1.500 m e dos 10.000 m, Sifan Hassan atingiu 18.930 metros com o passar da hora, batendo a marca existente de 18.517 metros estabelecida por Dire Tune, da Etiópia, em 2008.

“Não me sentia bem antes do início da corrida, até vomitei”, disse Hassan. “Depois de 30 minutos de corrida, finalmente me senti melhor. Foi nos 20 minutos finais que ganhei a confiança que precisava. Quando faltavam apenas dois minutos no relógio, a diversão começou. Eu simplesmente dei tudo o que me restava. Estou muito feliz com a vitória e o recorde mundial. Não foi fácil. ”

 

 

Veja também

Leave a comment