Agora em abril começa a temporada de maratonas no Brasil, com a prova da Yescom na capital paulista, dia 10. E ela se estende até novembro, quando deverá acontecer a de Curitiba, envolvendo então mais de uma dezena de provas válidas para o Ranking Brasileiro de Maratonistas, organizado pela CR.
O Ranking toma por base os resultados (líquidos) dos participantes em maratonas no país, com percurso aferido oficialmente, selecionando os corredores que obtêm marcas dentro dos tempos-limite de cada faixa etária.
As já definidas e que devem valer para o Ranking aparecem em outro post aqui no site (clique aqui para ver), assim como a tabela para qualificação por idade. Assim que forem ocorrendo as maratonas, as listagens irão sendo atualizadas e publicadas, até a versão final em dezembro.
Para dar uma ideia do Ranking, apresentamos abaixo o começo da listagem de uma faixa etária, em 2019, com o o tempo-limite e o total de ranqueados. De forma geral, apenas 1/3 dos participantes em maratonas oficiais brasileiras entram no Ranking, mesmo com os 30 a 40 minutos a mais do que o exigido na qualificação para Boston.
Para ver todos os ranqueados (5.685 homens e 1.722 mulheres), basta clicar lá no alto, no campo RANKING CR, onde estão as duas listagens, masculina e feminina, com a classificação na categoria de idade, nome, tempo e onde foi obtido o resultado. Teclando Control+F nas listagens abertas e digitando o nome, chega-se diretamente ao maratonista procurado.
Na introdução, as 14 maratonas que foram consideradas em 2019 (com um total de quase 28 mil concluintes) e também sobre o Diploma de Maratonista (imagem de abertura), que pode ser pedido por e-mail, conforme outro post aqui no site. Aí, enviamos um link para que cada um imprima o documento e/ou guarde digitalmente.