Desde 1994, a revista Contra-Relógio montou e publicou anualmente o Ranking Brasileiro de Maratonistas, com o objetivo de valorizar os que se dedicavam aos treinamentos para superar o desafio dos 42 km, assim como para prestigiar as maratonas brasileiras com percurso aferido oficialmente.
É um Ranking seletivo, onde entram apenas os melhores de cada faixa etária, mas nada impossível, na medida em que as marcas necessárias são 45 minutos ou mais do que as exigidas na qualificação para a Maratona de Boston, estando especificadas no quadro.
Valem apenas as maratonas oficiais brasileiras, com percurso aferido por medidor credenciado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), e que estão listadas abaixo (apenas as já definidas e que liberam seu resultados para a CR), mas que devem ter seus resultados homologados pela entidade, para dar credibilidade às marcas alcançadas, tanto pela elite como pelos amadores. Na FOTO de abertura (crédito Flavio Damião), a São Paulo City Marathon de 2019, muito bem organizada pela Iguana Sports, que vai ocorrer no último domingo deste mês e que ainda está com inscrições abertas.
Quem encara, para valer, enfrentar e superar os 42 km tem que ter em mente que é necessário treinar. Não é mesmo fácil, mas o prazer de completar a distância famosa (correndo…) não é comparável ao que acontece nos percursos menores, como os 10 km e mesmo os 21 km. A sensação, ao final, é de orgulho e superação; não por acaso se vê a explosão de alegria na linha de chegada, quando não muito choro, mas de emoção.
De forma geral, corredores experientes precisam de 3 a 4 meses para realizar uma preparação legal para os 42 km. Já os novatos ou os que não costumam fazer mais do que 15 ou mesmo 20 km, têm que treinar por mais um ou mesmo dois meses. Daí a razão para esta postagem, para que maratonistas ou estreantes na distância comecem a se organizar e planejar seus treinamentos, assim como definir qual ou quais provas estão pensando em correr neste ano, aqui e/ou lá fora.
Mas reforçando que, para o Ranking da CR, valem apenas resultados obtidos em uma maratona oficial brasileira. Estando abaixo dos tempos-limite da faixa etária do corredor, a marca é considerada para o Ranking. E caso a pessoa consiga se qualificar em mais de uma maratona, é escolhido o resultado mais rápido.
Maratonas brasileiras em 2022 que devem valer para o Ranking da CR
10/04 – 26ª Maratona Internacional de São Paulo (SP)
www.yescom.com.br
15/05 – 4ª Maratona de Natal (RN)
www.maratonadonatal.com.br
22/05 – 5ª Maratona Nilson Lima (Uberlândia, MG)
www.apuanaesportes.com.br
12/06 – 37ª Maratona Internacional de Porto Alegre (RS)
www.maratonadeportoalegre.com.br
19/06 – 20ª Maratona do Rio de Janeiro (RJ)
www.maratonadorio.com.br
10/07 – 1ª Maratona de Campo Grande (MS)
www.maratonadecampogrande.com.br
31/07 – 5ª São Paulo City Marathon (SP)
www.iguanasports.com.br
31/07 – 2ª Fibra Fisio Marathon (Brusque, SC)
www.dtosports.com.br
07/08 – 2ª Maratona Internacional de João Pessoa (PB)
www.maratonacidadedejoaopessoa.com.br
28/08 – 4ª Maratona Internacional de Floripa (SC)
www.grupostc.net
28/08 – 1ª Maratona FILA – São Paulo (SP)
www.ticketsports.com.br/e/maratona-fila-33438
25/09 – 13ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (PR)
www.sescpr.com.br/maratona
25/09 – 4ª Maratona de Salvador (BA)
www.centraldacorrida.com.br/maratonadesalvador2022
23/10 – 4ª Maratona de Manaus (AM)
www.togoal.com.br
20/11 – 26ª Maratona Internacional de Curitiba (PR)
www.maratonadecuritiba.com.br
27/11 – 3ª Maratona Monumental de Brasília (DF)
www.maratonamonumentalbsb.com.br
27/11 – 5ª Maratona Novembro Azul (Sorocaba, SP)
www.ticketsports.com.br/e/5-
NOVOS TEMPOS-LIMITE DE QUALIFICAÇÃO PARA O RANKING CR 2022