O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou o lançamento do Hall da Fama durante a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Olímpico, nesta terça-feira (dia 18). Os primeiros atletas que primeiro deixarão as marcas eternizadas serão Torben Grael (vela), Sandra Pires/Jackie Silva (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (Atletismo).
Torben conquistou cinco medalhas olímpicas. Sandra/Jackie foram as primeiras brasileiras a ganhar uma medalha de ouro em uma edição dos Jogos, em Atlanta-1996. Em evento individual, a primeira campeão foi Maurren Maggi, ouro no salto em distância em Pequim-2008.
Vanderlei, bronze na maratona nos Jogos de Atenas em 2004, liderava a prova à altura do km 37, quando foi agredido por um manifestante.
Embora ultrapassado pelo italiano Stefano Baldini (1º) e pelo norte-americano Meg Keflezighi (2º), Vanderlei voltou à disputa e terminou em terceiro lugar. Em reconhecimento à atitude do atleta, o COI concedeu ao brasileiro a Medalha Pierre de Coubertin, de distribuição exclusivíssima.
Agora, Vanderlei será homenageado no Prêmio Brasil Olímpico, realizado no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro, a partir das 18h30 desta terça-feira (dia 18).
“Fico muito feliz em fazer parte do Hall da Fama. É um reconhecimento muito grande por parte do COB. Poder fazer parte desse seleto grupo me deixa muito feliz. Tenho que agradecer a Deus e ao esporte”, disse Vanderlei Cordeiro de Lima.