Quem está inscrito no 33º 10 KM Tribuna FM-Unilus no dia 20 de maio, já iniciou a contagem regressiva para a prova e, para muitos corredores, o sábado (dia 28) de sol e praia cheia foi diferente, em Santos. O experiente Valmir Nunes, supercampeão de ultramaratonas, abriu o projeto “Treine com os Campeões”, como forma de incentivar quem vai participar da corrida. Depois de um bom bate-papo com o público na Concha Acústica, ele “puxou” um treino pelas areias da praia.
Ditando o ritmo das passadas, Valmir fez exatos cinco quilômetros, reunindo um grupo animado e que chamou a atenção, entre novatos, corredores mais experientes e reforçado pelo pessoal do Empresto Minhas Pernas. “Me sinto honrado de participar desse projeto, junto com o Marilson Gomes dos Santos, o Vanderlei Cordeiro de Lima, nessa grande prova, que é a maior do Brasil, que tanto estimula as pessoas a ter uma vida mais saudável”, afirmou Valmir.
Entre os conselhos passados pelo ultramaratonista, um dos mais importantes foi sobre o ritmo no percurso. “Se você planejou fazer um tempo na prova, mantenha o que treinou e tome cuidado na largada. Não saia correndo muito rápido, senão depois dos primeiros 500 metros você cansa e não fará uma corrida como se preparou. E lembrando que a prova vale a partir do tapete de cronometragem. Quem largar lá atrás, saia com calma”, explicou.
Um dos maiores nomes do Mundo em corridas de longa distância, Valmir Nunes já faturou os principais desafios internacionais e tem no currículo o bicampeonato mundial dos 100 km, em 1991, na Itália, e 1995, na Holanda, estabelecendo uma incrível marca de 6:18:09, recorde por muitos anos. Começou a brilhar na modalidade, apenas um ano após ter iniciado neste tipo de prova. “Comecei nas ultramaratonas em julho de 1990 com o professor João Roberto de Souza, nos 100 KM de Uberaba. Quando terminei, falei nunca mais vou fazer isso na minha vida, mas estou até hoje correndo”, comentou, rindo.
Outras conquistas emblemáticas foram a Badwater, com 217 km em pleno Deserto do Vale da Morte, nos Estados Unidos, estabelecendo o recorde com 22:51:29, e a Spartathlon, na Grécia, com 246 km, ou seja, quase seis maratonas ininterruptas, em 23 horas e 18 minutos. Também detém o recorde das Américas em provas de 24 horas, com incríveis 273,8 km ininterruptos, feitos em Taiwan, em 2003.
O “Treine com os Campeões” terá mais dois encontros, sempre aos sábados, às 9h, na Concha Acústica, na Praia do Gonzaga, junto ao Canal 3. No próximo sábado (dia 5) será a vez de Marilson Gomes dos Santos, nada menos que seis vezes campeão dos 10 KM Tribuna FM-Unilus e também bicampeão da Maratona de Nova York.
Depois, no dia 12, Vanderlei Cordeiro de Lima, campeão dos 10 KM em 1997 e medalhista de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e o atleta escolhido para acender a pira dos Jogos do Rio-2016, sem dúvida uma das maiores honrarias no esporte mundial.
O 33º 10 KM Tribuna FM-Unilus será realizado no dia 20 de maio, em Santos, e a entrega dos kits dos atletas será feita na Academia Unilus, à Rua 28 de setembro, 233, no bairro do Macuco, nos dias 17 e 18 de maio, das 12h às 21h, e no dia 19, das 9h às 18h. Todos detalhes no site www.triesportes.com.br.