Performance e Saúde André Savazoni 23 de setembro de 2011 (12) (103)

Uma minoria tem feito sub 40 nas provas de 10 km

O desafio dos 10 km sub 40 em 2012 já é uma realidade. Em um momento em que a maioria dos corredores deixou de lado o espírito competitivo, é uma forma de juntar um grupo de amadores que treinam para baixar suas marcas pessoais. Há espaço para todos. Não vejo problema em que gosta de correr só por correr, mas já defendi aqui no blog (e continuarei defendendo) que os organizadores de provas devem criar atrativos para esse público mais “sangue nos olhos!”. Um exemplo é o top 100 da série de meias-maratonas da Asics. Uma ótima sacada e que deveria ser copiada em todas as distâncias. Assim, enquanto os organizadores não “acordam”, criamos nosso desafio aqui na Contra-Relógio.

Para dar subsídio, fui fazer uma rápida pesquisa em algumas provas de 10 km neste ano. E constatei o que já sabíamos: uma minoria está concluindo a distância em menos de 40 minutos. Isso deixa nosso desafio ainda mais interessante. Mal lançamos, com divulgação somente pela internet, e já são 40 participantes (neste momento em que escrevo o texto). O total irá crescer ainda mais, não tenho dúvidas, com o passar das semanas e meses, até o começo de 2012. Pelo levantamento que fiz, se corremos todos juntos uma prova, com todo mundo atingindo o objetivo num dia mais do que perfeito, em muitas corridas dominaríamos o sub 40.

Peguei os resultados da Tribuna 10 km, que considero a melhor prova da distância no Brasil, tanto pelo percurso planíssimo ao nível do mar, quanto pela organização, impecável. Há um problema na largada por causa do volume de gente, mas neste ano largaram por ondas e melhorou e muito. Na edição deste ano em Santos, foram 323 homens sub 40 de 8.875 concluintes (3,64%)  e 31 das 5.429 mulheres (0,57%), isso com a elite incluída, para mostrar o nível de dificuldade que é correr os dez quilômetros abaixo de 40 minutos. No total, das 14.304 pessoas que terminaram a prova, apenas 354 foram sub 40 (2,48%!).

Vejam os números que, na maioria, incluem também a elite, como Marilson Gomes dos Santos na Sogipa:

1- Duque de Caxias – Corpore (São Paulo): 132 “sub 40” em 3.024 (4,3%).

2- Samsung Classic Fuzileiros Navais – Corpore (Rio de Janeiro): 47 “sub 40” de 1.240 concluintes (3,8%).

3- Bombeiros – Corpore (São Paulo): 154 “sub 40” de 5.498 concluintes (2,8%).

4- Graac – Corpore (São Paulo): 113 “sub 40” de 3.859 concluintes (2,92%).

5- 10 km Brasil – Yescom (São Paulo): 85 “sub 40” de 933 homens concluintes (9,12%) e 15 de 145 mulheres (10,35%).

6- Circuito Caixa Maceió (Alagoas): 31 “sub 40” de 216 homens concluintes (14,35%) e 2 de 20 mulheres (10%). No total, 13,99%.

7- 144 anos Sogipa – Corpa (Porto Alegre): 35 “sub 40” de 363 homens concluintes (9,65%) e nenhuma das 84 mulheres que completaram os 10 km. No total, 7,82%.

8- Track&Field Florianópolis: 19 “sub 40” de 537 concluintes (3,54%).

9- Track&Field Villa-Lobos 2ª etapa (no frio de 26 de junho em São Paulo): 28 “sub 40” de 1.418 concluintes (1,98%).

10- Corrida do Rebouças – Associação Procorrer (Curitiba): 40 “sub 40” de 588 homens concluintes (6,8%) e nenhuma das 149 mulheres. No total, 5,42%.

Leia no texto anterior mais sobre o desafio, garanta sua participação e confira a lista de quem vai buscar o sub 40 em 2012. E, aguardem, nas próximas semanas teremos novidades.

Veja também

12 Comments on “Uma minoria tem feito sub 40 nas provas de 10 km

  1. O desafio vai ser bem bacana. Realmente, com uma prova plana, clima agradável, fico imaginando esse grupo todo correndo junto com sangue no zóio.

    Alessandro Silva (São Paulo)

    ———————

    Alessandro,

    Essa é uma ideia que estou pensando. Buscarmos uma prova no segundo semestre do ano que vem. O duro vai ser achar o clima agradável, mas uma que largue entre 7h e 8h, é uma possibilidade boa. Porque, mesmo largando às 8h, o grupo terminará antes de 8h40, rs.

    Vamos conversando entre todos para, daí, quem sabe, chegarmos numa prova (talvez em São Paulo, que tem a maior parte de participantes). Seria muito legal. Poderíamos até, quem sabe, negociar com a organização para ver se conseguimos um desconto na inscrição, algo diferente. É uma ideia boa para amadurecermos.

    Abraço,

    André Savazoni

  2. Tem que treinar muito!

  3. André, uma ideia, divulguem suas planilhas semanais. Nós mortais poderíamos captar mais ensinamentos, e talvez aplicando em nosso dia/dia.

  4. Caro André:
    Se me permite uma observação, vou falar do caso de POA! Creio está ocorrendo uma certa preferência dos corredores por outros desafios, desmotivados pelas provas de 5 e 10 km realizados aqui! Explico: A grande maioria destas provas e grifo “grande”, são realizadas no mesmo local, mesmo trajeto que a maioria dos atletas realiza seus treinos, ou seja, as empresas organizadoras não inovam, não há QUALQUER inovação! No momento, posso citar de cabeça apenas duas empresas locais que realizam e, com grande dificuldade (patrocínios) provas “diferentes”. Isto está levando, cada vez mais, os atletas gaúchos a outros tipos de percursos, distâncias, bem como provas de aventura e montanha! No meu caso, confesso que estou cansada e declino provas no eterno percurso da Av. Edvaldo Pereira Paiva e imediações. Quanto vi seu desafio sugeri a dois grandes corredores aqui de POA, que prontamente aceitaram, contudo, não encontrei nenhuma mulher! A Luciana Fioravanti, por exemplo, que considero uma das melhores aqui do Sul, já me disse, que é muito difícil correr uma prova em POA! Peço desculpas por me alongar no comentário, mas acho uma pena isto ocorrer, temos locais sensacionais por aqui que não são aproveitados!
    Abraço,
    Márcia

  5. Olá André, tudo beleza? Cada vez que entro aqui, o negócio está bombandooooo!!! Fiquei muito empolgado com a repercursão. Você que é mais influenciado com a organizações, lance a ideia. Abraços

  6. Estou mais do que motivado com este desafio. Estou planejando o ano que vem e vai ser demais. Mas antes preciso terminar a cicatrização da minha fratura por stress. Mas farei 3 ciclos de treinamento até o sub 40 min. Um ciclo para voltar a terminar uma prova de 10 km. Um segundo ciclo para começar a adaptação aos treinos de tiros. E um terceiro ciclo para atingir a meta. Serão ciclos de 12 semanas. Assim sendo em julho de 2012 estarei pronto para o tão sonhado 10 km sub 40 minutos! Vamos nessa!

  7. Olá André, muito boa a iniciativa, meus alunos e eu acho que queremos entrar nesta. Quero oferecer também a prova que eu organizo em julho em Bragança para o teste final, ela terá 5Km e 10Km. No ano passado ela reuniu 750 corredores, no próximo ano serão 1.000. Podemos balizar os corredores separadamente, enfim todo o apoio aos guerreiros do sub 40. Abraços

    ———————-

    Marinho,

    Muito legal, vamos aprimorar essa ideia então. Acredito que o pessoal vai adorar e será uma ótima oportunidade, tendo essas vantagens que você falou. Quem sabe não marcamos um encontro aí na prova.

    Por favor, peça para o pessoal que vai entrar no desafio passar aqui pelo blog e deixar o nome, os objetivos, que vou acrescentando na lista.

    Abraço,

    André Savazoni

  8. Como faço para entrar nesse desafio? Não sou muito ligado em redes socias por isso não sei como participar. Estou treinando especificamente para uma prova de 10 km dia 27/11 e a marca que pretendo fazer é exatamente essa sub 40min estou treinando muito forte e estou confiante

    ——————–

    Gutemberg,

    Já coloquei seu nome na lista do desafio. Só precisaria saber de onde você é. Aqui, no blog, estamos centralizando as discussões, até para quem, como você disse, não é tão ligado em redes sociais. Por aqui, terá todas as informações e na Contra-Relógio também. É um desafio pessoal, com a meta individual de cada um de buscar o sub 40.

    Abraço,

    André Savazoni

  9. Beleza. Sou de Santo André SP. Muito bom participar desse desafio, me sinto ainda mais motivado.

    Abraço

  10. Então André, aqui no Paraná tem o circuito SESC de Corrida de Rua que é muito concorrido. As provas não distribuem prêmios em dinheiro e mesmo assim em torno de 17 a 20% dos concluintes masculinos fazem sub-40. Corredores medianos como eu, que faz os 10km atualmente em 48’15 amargam posições bem retardatárias (100 de 150) mais ou menos.
    Não sei o que justifica esse fenômeno, mas se você correr de bobeira, apenas para curtir, corre sozinho com ambulância atrás.
    Até tem o Claudemir, um amigo meu, o Tutta, que faz os 10km em 34 e nem sempre pega pódio na categoria.

    Abraços.

  11. Muito animado com o desafio!!!!!!até dezembro de 2012 pretendo correr umas 03 10k…vamos ver!

Leave a comment