Notícias André Savazoni 30 de abril de 2020 (0) (352)

Uma entidade em defesa dos corredores acima de 60 anos

A assinante Maria Eugênia Cerqueira, de Alphaville (Barueri-SP), com muitas maratonas nas costas e também ultras, como a Comrades, está criando a entidade “Corredores 60+”, com o intuito de prestigiar esse grupo e, de certa forma, fortalecê-lo, frente aos organizadores de prova e empresas que intermediam as inscrições. A seguir, seu comunicado aos corredores brasileiros:

Como corredora de rua da terceira idade, constato a cada dia o aumento de integrantes que, apesar dos pesares, continuam a se exercitar, com garra e determinação. Em decorrência, passam a se inscrever em provas de diversas distâncias, que vão coroar seus esforços dos treinos.

De acordo com o Estatuto do Idoso, um dentre seus 118 artigos assegura a esta classe descontos de 50% na inscrição em atividades culturais, de lazer e esporte. Ocorre que muitas empresas estão adotando o critério de negar a entrega de camiseta do evento aos corredores idosos que têm direito a desconto na inscrição, limitando o kit a tão somente o número de peito,
em total afronta às determinações legais.

Na prática, não estão concedendo nenhum benefício, pelo contrário. No momento em que o organizador da corrida exclui a camiseta ou qualquer outro item do kit do evento, na realidade não está dando desconto algum – está economizando, isto sim, de maneira dissimulada e desonesta. Deixando de cumprir o que a Lei determina. Já criei caso por diversas vezes e tive êxito em algumas. Mas a maioria dos participantes acaba por lutar por seus direitos, para não se aborrecer.

Neste período de quarentena, algumas empresas organizaram corridas virtuais – ideia excelente, já que estabelece um objetivo, um desafio a ser alcançado em meio a tanto desânimo. Tentei me inscrever, mas não há previsão de desconto para corredores 60+. Questionada, uma das organizadoras chegou a informar que se tratava meramente de venda de medalhas, não se enquadrando, portanto, como prestação de serviços! Melhor dizendo, correndo ou não, a medalha seria enviada!?! Minhas paredes e estantes são cobertas de prêmios e medalhas – nenhum deles foi comprado, mas resultado de muito esforço e determinação ao longo dos anos. A que ponto chegam as empresas para deixar de conceder um mero desconto, a uma pequena parcela de corredores!

Assim, tive a ideia de formar uma entidade para corredores com mais de 60 anos. Unidos, teremos mais força e podemos reivindicar nossos direitos. Como diz o ditado, “uma andorinha só não faz verão”, mas muitas chamam atenção e têm força. Fui pesquisar os requisitos necessários para concretizar esta meta. Foi daí que optei pela constituição de uma entidade e não uma associação, pois esta última requer inúmeras obrigações fiscais e contábeis, a meu ver sem objetivo prático.

Desde quando iniciei minhas corridas, recorri à Revista Contra-Relógio como fonte de conhecimento e pesquisas sobre o assunto. Com conteúdo objetivo, prático e abrangente, além da leitura agradável para quem se dedica ao pedestrianismo, nunca deixei de ser assinante, praticamente desde o surgimento da publicação em 1993. Assim sendo, nenhum veículo é mais indicado para divulgar a constituição desta nova entidade.

Se o leitor quiser juntar-se ao grupo, por favor entre no portal www.amantesdavida.com.br, inscreva-se e leia o Estatuto do mesmo. Não há nenhum custo nem cobrança. Deixe seu nome completo, data de nascimento, CPF e endereço pois pretendo desenvolver uma carteira de identificação dos participantes da entidade. Os cinquenta primeiros inscritos receberão a carteirinha (tão logo as lojas estejam abertas…) e mais um livro de minha autoria, de brinde. Mandem sugestões e por favor divulguem esta iniciativa.

“Um por todos e todos por um” – não é este o lema?

Veja também

Leave a comment