A Maratona de Barcelona, disputada no dia 15 de março, talvez seja um dos melhores retratos da bela cidade espanhola, localizada às margens do Mediterrâneo. Começa pelo percurso, um verdadeiro passeio pelos pontos turísticos da capital da Catalunha. E o lado festivo não é deixado de lado em nenhum momento: são 51 pontos de animação musical ao longo dos 42 km. A partir do km 5, os postos de hidratação (água e isotônico) estão montados a cada 2,5 km, além de três de carboidrato em gel nos km 22,5, 30 e 35, sem citar as frutas.
Além disso, ao contrário das grandes maratonas pelo mundo, a programação para correr em Barcelona pode ser feita com bastante tranquilidade. É possível se inscrever online faltando uma semana para a prova e, pessoalmente, na própria Expo! Os preços variam conforme o número de inscritos (começaram em 60 euros nesta edição). Foram 15.494 concluintes, incluindo 56 brasileiros entre os cerca de 9 mil estrangeiros, o que coloca a prova como, proporcionalmente, a que mais atrai corredores de outros países. O site oficial (www.zurichmaratobarcelona.es) é bem completo, com todas as informações necessárias. Ao confirmar a participação, você já opta pelo local de largada (separado por tempo de conclusão, a partir de sub 3h).
A Expo é realizada durante dois dias (sexta e sábado), diante da Plaça Espanya, em espaço bem amplo. Logo na entrada, há a entrega dos números de peito e do chip. Na sequência, da camisa e da bolsa, além da validação do chip. Então, entra-se propriamente na feira, a partir do estande da Zurich Seguros (patrocinadora) e da Asics (marca esportiva) que contava com produtos exclusivos, incluindo uma edição especial do tênis DS-Trainer 20 Marató de Barcelona (com direito a um pé de cada cor e o mapa do trajeto na palmilha), além de camisas, bermudas e jaquetas da prova.
Na sequência, estandes de produtos esportivos ligados ao mundo da corrida, incluindo diversas marcas de tênis. Na última seção, espaço para as organizadoras de provas por toda a Europa, principalmente de 42 km, e de agências de turismo com pacotes para os eventos. Era possível, inclusive, inscrever-se para Amsterdã, Porto, Rock'n'Roll Madri, Veneza…
PROVINHAS ANTES. No sábado pela manhã (com inscrição gratuita limitada a 2 mil participantes e feita na própria feira) ocorre a Breakfast Run, a "corrida do café da manhã", com 4 km, que retrata os últimos trechos da maratona olímpica de 1992, com a final dentro do Estádio Lluis Companys, no complexo de Montjuïc. Como novidade, neste ano, houve ainda a primeira edição da corrida kids, na tarde de sábado. Ainda no sábado, das 12 às 16h, acontece a Pasta Party, na própria Expo Sports, um almoço de massas, para todos os inscritos e acompanhantes (sem cobrança extra).
A última novidade foi a liberação de um aplicativo (para tablets e smartphones) ou no próprio site com todas as informações sobre a maratona, além da possibilidade de acompanhar online os corredores, com passagens a cada 5 km (sistema que funcionou perfeitamente, conforme testes feitos pela reportagem da CR no dia). Assim, rapidamente, os resultados finais também iam sendo publicados após a conclusão dos 42 km.
LOCOMOÇÃO FÁCIL. A melhor forma de locomoção em Barcelona é o transporte público, que é totalmente integrado. O mesmo tíquete vale para o metrô, ônibus ou trens (dentro de 1h15, você pode pegar quantas conduções precisar no deslocamento pagando apenas uma passagem). Como dica, compre o T10 (passe múltiplo com dez passagens que custa 9,95 euros). E isso é levado em conta pela organização da maratona, tanto que a largada/chegada ocorre diante da Plaça Espanya, onde existe uma estação de metrô/trem com diversas linhas.
Assim, tanto para ir à feira quanto para a prova, ninguém passa apuro, independentemente do local de hospedagem. A corrida começa às 8h30 e, tradicionalmente, o mês de março é sempre gelado em Barcelona. Este ano, estava 4°C logo cedo, chegando a um máximo de 11°C durante os 42 km, em um belo dia de céu azul. O percurso não é plano, com várias subidas e descidas leves (mas algumas longas), principalmente na primeira metade, além de muitas curvas, mas sempre bem abertas e por avenidas largas, o que ajuda a manter o ritmo o tempo todo.
O público é outro atrativo. De acordo com estimativas das autoridades municipais de Barcelona, foram 200 mil pessoas nas ruas neste ano, que fizeram uma grande festa.
PERCURSO TURÍSTICO. Em termos de turismo, o trajeto é realmente uma atração à parte. A partir da largada, a Plaça Espanya com vista para a Plaza de Toros de um lado e para o Palácio Nacional, que abriga o Museu Nacional de Arte da Catalunha do outro. No km 5, o Camp Nou (estádio do Barcelona); no 14, La Pedrera (um edifício modernista construído por Gaudí); no 16, a famosa igreja da Sagrada Família; no 23, a Ponte Felipe II; no 28, a Torre Agbar. Entre os km 31 e 34, a praia e o Porto Olímpico; entre o 36 e o 37, uma passagem embaixo do Arco do Triunfo; no 37, a Plaça Catalunya e no km 39, o Mirador de Cristóvão Colombo. Juntando-se ainda a presença do público e as atrações musicais, a prova "passa" muito rapidamente!
Na elite, o vencedor foi o queniano Philip Cheruiyot Kangogo, com 2:08:16. Na sequência, vieram os etíopes Bekana Daba Tolesa (2:09:41) e Abdela Godana (2:11:37). Entre as mulheres, o pódio foi completo da Etiópia, com a vitória de Aynalem Kassahun, de 21 anos, estreante na distância, com 2:28:18. Ela superou as compatriotas Mula Diro (2:29:10) e Belaynesh Shifera (2:31:08).
A edição de 2016 da Maratona de Barcelona está marcada para o dia 13 de março. Mais informações em www.zurichmaratobarcelona.es.
Novo recorde pessoal
Consegui treinar muito bem para a Maratona de Barcelona. Entre janeiro e março, o planejamento foi total. E também acertei a "cabeça", pois como iria unir a prova com a viagem de férias da família, passando antes por Paris, seriam dez dias de turismo até correr os 42 km. Como me sentia preparado, não abri mão dos passeios, da comida, do vinho e da cerveja, das longas caminhadas… procurava, apenas, fazer os treinos programados (leves, com apenas um intervalado de 800 m) e dormir bem de noite.
Quando me inscrevi, pensava em uma maratona totalmente plana, como em Buenos Aires. Confesso que nem olhei a altimetria no site. Na entrega do kit, uma certeza: a prova tinha subidas e descidas, mas nada de outro mundo.
Largada no horário, fácil acesso às baias de ritmo, animação e um bom espaço para aquecer. No começo, bastante gente, mas em nenhum momento isso atrapalhou, até ajudou. Pelo menos até o km 30/32, havia inúmeros blocos, correndo no mesmo ritmo. Dessa forma, passei a correr em blocos. Marcava um, chegava nele, ficava uns 2 km e partia.
Controlei o tempo no GPS, com a marcação automática a cada km, mas olhava nas passagens dos 5 km, pelo cronômetro. Fechei a primeira metade em 1:24:39, senti um pouco entre os km 30-35 pela altimetria e curvas, mas consegui manter. Sabia que no km 41, minha mulher e meus filhos estariam me esperando; seria aquele "gás extra". E lá estavam eles, felizes, aliviados por me verem. Mais alguns metros, muita comemoração e 2:51:21, minha nova marca!
Muito a visitar
Além dos pontos turísticos "incluídos" no pacote da Maratona de Barcelona, com destaque para a imperdível visita à Sagrada Família, obra prima de Gaudí, há alguns outros a serem vistos na cidade e região antes ou após a maratona.
Se estiver com crianças, vá ao Aquário de Barcelona (www.aquariumbcn.com). O Parc Güell (www.parkguell.cat/es/) é outro local imperdível para todas as idades, tanto pela vista da cidade quanto dos elementos arquitetônicos de Antonio Gaudí.
A Casa Batlló (www.casabatllo.es) também é "figurinha carimbada" no pacote de fotos. Inclua ainda uma caminhada pelo Parc de Montjuïc e o complexo olímpico.
Após conhecer as atrações de Barcelona, separe um dia para ir ao Mosteiro de Montserrat (e faça uma trilha no local, como sugestão, a de Sant Miguel). Localizado a 50 km de Barcelona, você pode ir de trem (R5, que sai da Plaça Espanya) e, depois, pega um segundo, chamado de "cremalheira". A viagem de ida e volta custa 19 euros para adultos e 15 euros para crianças de 4 a 11 anos (www.cremallerademontserrat.cat). Terá vistas, literalmente, de tirar o fôlego.
Uma dica importante: compre as entradas das atrações turísticas pela internet, aqui do Brasil, antes de viajar (incluindo também a Sagrada Família, www.sagradafamilia.cat). Fica mais barato e você evita as filas!
A gastronomia é outra atração de Barcelona, com destaque para as tapas e as paellas. Assim, passear pela ramblas (ruas de pedestres) ou pelo bairro gótico são tão fundamentais quanto correr a maratona.