20 de setembro de 2024

Contato

Blog do Corredor André Savazoni 25 de fevereiro de 2013 (6) (157)

Tudo na vida precisa de adaptação. Seja no trabalho ou na corrida

Estava meio distante do blog nas últimas semanas. Novo trabalho no Jornal de Jundiaí, matérias para escrever para a CR fechamento da revista, outras tarefas para colocar em dia… o que consegui em parte hoje. Tudo vai se encaixando. A tão famosa e falada adaptação às mudanças. O que inclui também a corrida. No sábado, não fiz o longão mais rápido de minha vida, mas os 30 km mais tranquilos no sentido de prazer até hoje. Será a tal da adaptação mesmo?

Já corri longões de 30 km para a maratona mais rápidos e mais lentos do que esse de sábado passado. A discussão não é essa. Até porque considero que esses treinos são para acostumar o corpo, de resistência. Não é dia para ser “leão de treino” ou achar que é o dia de buscar velocidade (isso é para os de qualidade). Agora, nunca tinha feito 30 km tão sossegados, tranquilos, com a cabeça livre, sem ficar imaginando quanto falta, quanto já foi… simplesmente, corri curtindo as 2:20:50.

Fiz cerca de 14 km sozinho e os outros 16 km com companhia. Em alguns momentos, apertava um pouco, nos outros, tirava o pé, mas sempre leve, de “cabeça boa”. É exatamente assim que tem de ser no dia da maratona. Até o km 34, temos de chegar “sobrando”, não fisicamente, porque sempre pesa, mas mentalmente. Não pode ser algo sofrido para a cabeça. E olhe que no acumulado da semana, deu 115 km… então, tinha motivos para estar “de saco cheio”, mas não, foi exatamente ao contrário.

Respondendo minha própria pergunta, acredito que é a tal da adaptação mesmo. O que acha?

PS – Agora, já “adaptado” às mudanças na vida, prometo estar novamente bem presente aqui no blog.

Veja também

6 Comments on “Tudo na vida precisa de adaptação. Seja no trabalho ou na corrida

  1. Adorei a matéria. Realmente, passamos por adaptações. Eu enfrentei uma lesão feia e depois de melhorar, recuperei o prazer em correr. Correr por correr… Por prazer… Pra sentir o vento no rosto e o sol na pele. Parabéns! Sei bem como é isso. Escrevi uma matéria no meu blog a respeito: http://www.runnerdaselva.com/2013/02/as-seis-fases-da-lesao.html.

  2. gosto muito de corridas sou fanatico mesmo estou treinando muito todos os dias depois que li sobres seus treino ja mudei de ideia pretendo participar de uma maratona pois ja corri uma meia em 2007 aqui em joão pessoa mas futuramente treinarei para uma maratona muito boa essa revista contra relogio estão de parabéns com essas noticias e informações e dicas para quem pretende corre pela saúde e o bem estar com a vida

  3. É bem isso. Já consegui chegar nos 20 km sossegado. Correr todo dia está me fazendo aguentar melhor. Vou me adaptando também. Acho que faz parte da evolução e dos treinos.

  4. Sim, acredito nisto. Adapatação ou maturação física e psicológica. Aos poucos vamos “evolindo”. E acho que isto também tem grande relacionamento com o número de lesões. Com a adaptação e maturação do nosso corpo, até mesmo as lesão vão tornando-se mais raras. Abcs!

  5. Sem dúvida. Até minhas tomadas de casa precisam de adaptação por causa desse novo maldito padrão. Adaptadores, eis a solução!!

  6. Tavas sumido mesmo, agora adaptado espero ler coisas interessantes sobre a corrida com mais frequencia.

Leave a comment