19 de setembro de 2024

Contato

Notícias André Savazoni 29 de setembro de 2016 (0) (166)

Trilha do Caveira desafia corredores no Rio de Janeiro

O Revezamento das Trilhas e Praias Caixa, no Rio de Janeiro, marcado para o dia 9 de outubro, foi batizado de Trilha do Caveira. A prova sai da orla carioca e será realizada na belíssima Serra do Matoso (Itaguaí), com distâncias de 5 km, 10 km e 28 km.

“Estamos sempre evoluindo, buscando oferecer a melhor experiência para os corredores. O próprio Revezamento das Praias é um exemplo disso. A procura pelas inscrições está enorme e ficamos felizes com esse sucesso, pois é a confirmação de que os atletas entendem que fazemos as provas para eles”, afirma João Traven, sócio-diretor da Spiridon, empresa que organiza o evento.

O percurso, que conta com trechos de subidas, descidas, terra batida e pedras, passa pela histórica “Estrada Calçada”, construída há mais três séculos pelos padres jesuítas, ligando hoje Itaguaí ao município vizinho de Piraí. Por lá passou D. Pedro I quando partiu do Rio de Janeiro, em 14 de agosto de 1822, rumo a São Paulo a fim de proclamar a Independência às margens do Rio Ipiranga no dia 7 de setembro daquele ano.

O principal criador do trajeto da Trilha do Caveira é Sérgio Dantas, subtenente da Polícia Militar do Rio. Dantas serviu por 20 anos no Bope e sua história com a corrida já tem mais de 30 anos. “Certa vez fui a um sítio na Serra do Matoso, em Itaguaí, e quando vi a estrada de terra decidi que voltaria ali para desbravar aquelas trilhas. E nunca mais deixei de ir lá. O lugar tem as características de uma cidade do interior. Depois do treino passo numa das fazendas da região e compro um queijo especial para o café da manhã”, conta.

De acordo com ele, no no meio dessa beleza bucólica, a Trilha do Caveira vai proporcionar ao corredor um percurso desafiador. “Para os atletas dos 28 km, já no início da prova, haverá uma subida na antiga Estrada Real, construída pelos escravos. No km 4, conscientemente passaremos em frente à Fazenda Lafaiete, onde fica a Base de Instrução do Bope. Este início talvez seja a parte mais difícil do percurso, que, apesar do calor de Itaguaí, é bem arborizado. Para os atletas dos 5 km e dos 10 km, preparamos um percurso um pouco mais suave, para que todos curtam a possibilidade correr em meio à natureza. Mas prepare-se para as dificuldades peculiares do terreno. Como Itaguaí não é tão longe do Rio, vale uma visita à região e um treino em parte do percurso”.

Os três primeiros colocados (masculino e feminino) em cada distância receberão troféus de premiação. Já nos 28 km, haverá também premiação por faixa etária (feminino e masculino).

As inscrições custam R$ 100 (5 km e 10 km) e R$ 150 (28 km).

Mais informações em www.revezamentodaspraias.com.br.

Veja também

Leave a comment