A disputa já era internacional, há muitos anos, inclusive com dobradinhas quenianas nas últimas quatro edições e 23 dos 60 títulos conquistados por atletas de outros países. Agora, Tribuna 10 km, em Santos, ganhou um status ainda maior, com a certificação de percurso homologada pela Iaaf, a entidade máxima do atletismo no mundo.
A aprovação reconhece não só o percurso, com a distância correta, sendo possível o registro de marcas e recordes mundiais, como reconhece todas as práticas de qualidade e estrutura da prova, como hidratação, assistência médica, entre outros pontos, que também classificam o evento santista como “Permit Ouro”, o nível máximo nas corridas de rua no Brasil, pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
“É um reconhecimento importante, que demonstra o nosso comprometimento com os participantes em oferecer condições ideais. A prova é feita para os atletas”, ressalta o gerente comercial e de marketing, Davidson Iuspa, que há 12 anos é responsável pela direção técnica da corrida santista, hoje figurando entre as três maiores do País, a primeira se for considerada só a distância dos 10 km.
Vale destacar que a prova já contava com o reconhecimento da CBAt, garantindo os recordes oficiais. Tanto que em 2012, a queniana Paskalia Kiproech teve o seu tempo de 30:57, confirmado como o segundo mais rápido da temporada no mundo no ranking da Iaaf. Também no ranking brasileiro de todos os tempos, há sete atletas com seus resultados em Santos.
O 31º 10 KM Tribuna FM-Unilus segue com as inscrições abertas pelo site www.triesportes.com.br, onde há todas as informações sobre o evento.