20 de setembro de 2024

Contato

Notícias admin 7 de setembro de 2016 (0) (169)

Tribuna 10 Km em Santos

A 31ª edição da Tribuna 10 Km, disputada no dia 15 de maio, em Santos, teve uma ligeira redução no total de concluintes. Foram 18.147 corredores completando o percurso (10.628 homens, 7.465 mulheres e 54 nas categorias especiais) contra 18.746 em 2015. As vitórias foram do queniano Paul Kipkemoi (28:55) e da tanzaniana Failuna Matanga (32:48), enquanto os melhores brasileiros acabaram sendo Gladson Alberto Barboza (29:34) e Joziane da Silva Cardoso (33:20), ambos na quarta colocação.
Tecnicamente, a prova segue excelente. Os horários das ondas de largada foram respeitados com precisão. A elite masculina, pelotão prêmio, elite B e primeiro pelotão de amadores largaram pontualmente às 8h13, como estava escrito no regulamento e na divulgação oficial. Postos de hidratação a cada 2 km, sinalização e placas informativas, além de agilidade (mesmo com o grande volume de pessoas e a área estreita) na dispersão da chegada, incluindo o guarda-volumes móvel (em caminhões).
De acordo com os dados disponibilizados pela organização, foram 20,2 mil inscritos e uma grande estrutura nesta edição. Os números comprovam isso: 240 mil copos de água (média de 12 por atleta), 40 mil frutas e 1.200 pessoas trabalhando na retaguarda. Outra referência da grandiosidade do evento: atletas inscritos de 237 cidades, de 18 estados, considerando só os amadores. Também chamou a atenção a participação feminina, com 47% das inscritas (41,2% de mulheres em relação ao total de concluintes), em grande parte decorrente das imensas equipes de academia, empresas, escolas etc.
E a prova tem ainda um potencial enorme para crescer, estando cada vez mais perto do ideal (inscrição facilitada, possibilidade de entrega dos kits pelos Correios mediante opção e pagamento, agilidade na entrega dos kits mesmo no sábado à tarde com um maior volume de pessoas, hidratação, percurso plano, certificação internacional do percurso, permit Ouro da CBAt, placas de quilômetros corretas), ainda é possível evoluir como evento. Em relação à corrida, somente um ponto a comentar: até por ser uma prova muito rápida para os amadores e, principalmente, para a elite, falta um tapete de cronometragem no km 5, que poderia, inclusive, validar resultados nessa distância. Também faz falta uma expo com produtos de corrida e outras ações paralelas, na entrega dos kits.
Como sempre, a prova foi marcada pela alegria de seus participantes, estimulada pelos famosos "pelotões", grupos uniformizados de academias, clubes, associações e empresas. Neste ano, a UP! Academia chamou a atenção, com nada menos do que 598 inscritos, todos usando camisetas vermelhas (o que realmente deu um colorido diferente e destacou o grupo, pois a camisa oficial da prova usada por grande parte dos corredores era azul no masculino e rosa no feminino). Ao longo dos 10 km houve três atrações musicais. Outro destaque: a participação popular com espectadores espalhados pelo percurso, mas com uma maior concentração nos dois quilômetros finais, do Canal 5 até a chegada na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, trecho que é todo corrido na orla.
A premiação total foi de R$ 112,4 mil, sendo R$ 30 mil para cada um dos vencedores, o que sempre deixa alto o nível da prova, principalmente atraindo os africanos que competem no Brasil. Quem comemorou muito o resultado foi Gladson, especialista nos 3.000 m com obstáculos, melhor brasileiro, em quarto lugar. Entre as mulheres, Joziane acompanhou o pelotão africano, porém não conseguiu manter o forte ritmo a partir do km 8. Agora ela tem como objetivo uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio, nos 5.000 m e nos 10.000 m.
Os resultados completos do 31º 10 Km Tribuna FM-Unilus estão no site www.triesportes.com.br, onde é possível se inscrever, a partir de julho, na 13ª Meia-Maratona A Tribuna-Praia Grande, no dia 18 de setembro.

Terceiro domingo de maio
A Tribuna é sempre disputada no terceiro domingo de maio (um depois do Dia das Mães). Assim, para quem pretende se programar, a 32ª edição será no dia 21 de maio de 2017. Quem completou a prova deste ano abaixo de 46 minutos (homens) e sub 55 minutos (mulheres) terá o direito de largar na elite B no próximo ano.

Veja também

Leave a comment