Uma maratona rápida e plana, com previsão de temperatura bem baixa e um recordista mundial “mordido” por não ter sido incluído na equipe do Quênia na Olimpíada de Londres. Esses são os atrativos da Maratona de Frankfurt, neste domingo, com a expectativa de que Patrick Makau possa completar os 42.195 m abaixo do recorde mundial de 2:03:38 obtida por ele em Berlim-2011.
Ter abandonado a Maratona de Londres, em abril, pode ser sido determinante para esse corte olímpico de Makau. “Eu tive uma lesão pequena em Londres e deixei a prova para me poupar para a Olimpíada”, afirmou o recordista mundial na chegada a Frankfurt, hoje. “Eu tinha a promessa da vaga, então imaginei que estava fazendo a coisa certa. Eu estava preparado para os Jogos, então não consigo entender por que me deixaram de fora. Fiquei muito decepcionado, mas não havia nada o que eu pudesse fazer.”
Sem fugir da responsabilidade, Makau disse que está muito bem fisicamente, que o percurso de Frankfurt já viu um 2h03 (de Wilson Kipsang, 2:03:42, no ano passado) e que a possibilidade de quebra de recorde mundial realmente existe, sendo bem grande. Os coelhos estão orientados a passar a meia para 1:01:40, o tempo de Kipsang em 2011.
Apesar do favoritismo disparado de Makau, a lista de elite tem bons nomes, como os quenianos Gilbert Kirwa e Albert Matebor, e os etíopes Yemane Tsegay, Bazu Worku e Deressa Chimsa.
MULHERES – No feminino, a expectativa é de um domínio etíope e a quebra da marca de 2h20 pela primeira vez em Frankfurt. A lista conta com Mamitu Daska, atual campeã. “As condições estando boas e eu gostaria de ir para 2h18, 2h19”, afirmou. Bezunesh Bekele e Meselech Melkamu também estão na briga.
Mais informações sobre a Maratona de Frankfurt no site oficial. A largada será às 10h da Alemanha (6h de Brasília).