Campeã olímpica dos 10.000 m, a etíope Tirunesh Dibaba estreou na meia-maratona com a vitória na Bupa Great North Run, ontem, em Newcastle, na Inglaterra. Ela venceu com 1:07:35, o sétimo melhor tempo de 2012, sendo uma das estréias mais rápidas da história.
Esse foi o primeiro passo para Dibaba migrar para a maratona, o seu principal objetivo. A etíope superou a queniana Edna Kiplagat (1:07:41) e a compatriotra Tiki Gelana (1:07:48), campeã olímpica em Londres na maratona – tanto Edna quanto Tiki bateram recordes pessoais nos 21 km.
“Eu não tinha me preparado especialmente para esta corrida”, disse Tiki Gelana. “Portanto, este terceiro lugar foi um bom resultado para mim, principalmente por ter batido o meu recorde pessoal.” E as expectativas sobre Dibaba? “Tirunesh será uma grande corredora de maratona. Ela pode até quebrar o recorde mundial um dia.”
A estreia de Dibaba na maratona está confirmada inclusive para 2013. “Esta corrida realmente me ajuda em relação ao meu próximo passo. Vou correr uma maratona no próximo ano. Mas eu não sei se ele vai ser na primavera ou no outono.” Antes, ela planeja o recorde mundial nos 21 km. Atualmente, a marca é da queniana Mary Keitany – 1:05:50.
HOMENS – No masculino, o medalhista olímpico de bronze na maratona Wilson Kipsang, do Quênia, foi o primeiro colocado na Bupa Great North Run com 59:06, a quinta melhor marca do ano. Kipsang superou o compatriota Micah Kogo por apenas 1 segundo. Na terceira posição chegou o etíope Imane Merga, outro debutante na meia-maratona, com 59:56. Cerca de 40 mil corredores completaram a prova de Manchester.
Foto: IAAF/Divulgação
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
A vencedora da meia do Rio fez 1:07:17 e nem mereceu destaque…
————————————
Teve sim, publicamos igual no Últimas e dias antes já tínhamos falado da Pasalia pela vitória na Tribuna, em Santos, com destaque na revista também. http://revistacontrarelogio.com.br/blogs/ultimas/2012/08/20/quenianos-dominam-podio-da-meia-do-rio/
Abraço
André