A Ticket Sports, plataforma de venda de inscrições para eventos, disponibilizou na semana passada uma pesquisa que ilustra o cenário das mulheres no esporte.
Realizada no mês de janeiro, a pesquisa teve 3.030 respostas coletadas e traçou o perfil das mulheres no esporte no último ano. Confira alguns dados coletados.
FAIXA ETÁRIA. A média de idade entre as mulheres foi maior no público acima dos 40 anos e entre os motivos principais estão a carreira mais estável.
RENDA MENSAL. De 1 a 3 salários mínimos (R$ 1.302,00 a R$ 3.906,00). *O salário mínimo durante a realização da pesquisa era equivalente ao valor de R$ 1.302,00.
FILHOS. Das participantes da pesquisa, 54,6 % possuem filhos, enquanto 45,4% não. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, em 2022, o país registrou uma média de 1,94 filho por mulher, o que fez com que a média ficasse abaixo da taxa de reposição populacional, de 2,1 filhos.
SIGNIFICADO NO ESPORTE Quando questionadas sobre o significado do esporte em suas vidas, 47% creditam à qualidade vida, 34% à saúde, 9,4% aos desafios, 5,1% à autoestima, 2,1% à estética e ao emagrecimento, e 1,4% à socialização.
FREQUÊNCIA. 42% das mulheres praticam atividade de 5 a 6 vezes por semana e 8,2% de 1 a. Além disso, 67,4% que praticam atividades de segunda a sábado foram mais incentivadas durante a juventude, enquanto 51,9% que atualmente treinam entre 1 e 2 vezes foram menos incentivadas.
MODALIDADES FAVORIDAS. Entre as modalidades favoritas das participantes da pesquisa, 23% destacaram a caminhada, 18% a corrida, 10% o ciclismo, 4,2% a travessia e 4% o Triathlon.
LOCAL DAS ATIVIDADES. 45,9% ao ar livre. 40,1% nas academias, 3,4% em casa, 2,8 % no clube e 6,4% outros.
REPRESENTATIVIDADE. 75,6% das participantes se sentem representadas pelo esporte feminino.
MARCA NA CABEÇA DAS MULHERES NO ESPORTE. Nike 14% | Adidas 5,4% | Asics 3,5 %.
ATLETA MAIS LEMBRADA PELAS MULHERES. A jogadora Marta, que foi citada por 17,5% das participantes.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS. 28,9% pretendem participar de 10 ou mais eventos esportivos em 2023. Quando a pergunta é em relação à inclusão e participação, 85% das mulheres acreditam que as ações são inclusivas e que aceitariam participar de eventos exclusivos para o público feminino. Entre as distâncias preferidas estão as provas de corridas média de 7 km a 15 km.
Já quando o assunto é a desistência das provas, a questão financeira foi a mais citada.
ASSÉDIO. Entre as participantes da pesquisa, 86,6% comentaram que nunca sofreram qualquer tipo de assédio, enquanto 13,4 % afirmam que já passaram por essa situação. Além disso, 57% das mulheres que foram assediadas fisicamente ou verbalmente em alguma prova participam acompanhadas de uma amiga, irmã ou conhecida.
PRINCIPAIS EVENTOS. O evento mais citado pelas mulheres foi a Corrida da Mulher-Maravilha com 9,7%. Logo em seguida vieram o Circuito Vênus e a WRun, ambos com 4,9%, a W21k com 2,4%, e a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama com 2%.
A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma da empresa e pode ser acessada no link https://materiais.ticketsports.com.br/mulheres-no-esporte
Fonte: assessoria de imprensa da Ticket Sports