O campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz da Silva, anunciou nesta segunda-feira (dia 29) que voltará a morar no Brasil e treinará novamente com Elson Miranda de Souza. Thiago, ganhador da medalha de ouro nos Jogos do Rio 2016, comunicou sua decisão à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Ficou acertado que Vitaly Petrov, responsável pela preparação do brasileiro nos últimos três anos, continuará como consultor, junto ao atleta e a Elson.
Assim, Thiago voltará à situação em que viveu boa parte da carreira, treinando com Elson, com consultoria de Petrov. Por sinal, Petrov treinou, entre outros saltadores, o supercampeão Sergei Bubka, atual vice-presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
Elson, por sua vez, treinou Fabiana Murer, sua mulher, único nome do atletismo nacional e conquistar o título do salto com vara tanto no Mundial Indoor, em Doha-2010, como no Campeonato Mundial de Atletismo em estádio, em Daegu-2011.
Nos próximos dias, Thiago, que morou em Fórmia, na Itália, nos últimos anos, iniciará a mudança para o Brasil e deve fixar residência na Capital paulista. A CBAt informou que inicialmente o saltador irá treinar nas instalações do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O atleta defende o Pinheiros e venceu a prova no Troféu Brasil Caixa de Atletismo em Bragança Paulista (SP), em setembro passado, quando o clube conquistou o tricampeonato do evento.
Com Elson e Petrov, Thiago foi vice-campeão da Olimpíada da Juventude em Cingapura-2010 e campeão mundial sub-20 em Barcelona-2012.