Notícias Ranking CR Tomaz Lourenço 21 de julho de 2022 (0) (615)

TEMPOS-LIMITE PARA O RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS 2022 SÃO AMPLIADOS EM 15 MINUTOS!

VEJA A NOVA VERSÃO, COM QUASE 7 MIL CORREDORES QUE CONSEGUIRAM FICAR ENTRE OS MELHORES.

 

Durante 25 anos, a revista Contra-Relógio organizou e publicou o Ranking Brasileiro de Maratonistas, como forma de valorizar e prestigiar aqueles que se dedicavam aos treinamentos, com vistas a conseguir um bom resultado em provas oficiais de 42 km no país, ou seja, com percurso devidamente aferido. Também havia o objetivo de estimular esse empenho, para que os corredores tivessem a sensação ainda maior de vitória, pela marca alcançada, que não se resumia apenas em conseguir completar a longa distância, por vezes caminhando em grande parte.

O RANKING foi sempre por faixas etárias, com tempos-limite para ingresso, que tinham por base os exigidos para a difícil qualificação na Maratona de Boston (FOTO), porém com mais 30 a 40 minutos, para abarcar maior número de participantes. Apesar disso, historicamente apenas uma média de 1/3 dos concluintes nas maratonas oficiais brasileiras conseguia ser ranqueado, o que se sempre gerava reclamações por parte de quem tinha treinado e corrido satisfatoriamente os 42.195 metros, mas por alguns minutos ficava de fora.

Aliás, eu não entrei no RANKING em vários anos e passei por essa situação agora em junho, na Maratona do Rio, para qual treinei por 4 meses, mas acabei não tendo um rendimento satisfatório no dia. Corri o tempo todo, mas em ritmo abaixo do que precisaria para ser ranqueado. Completei em 5h37, quando o tempo-limite de minha faixa etária (75/79 anos) era
sub 5h10.

Talvez impulsionado por essa situação e com a lembrança das muitas queixas dos que, por pouco, ficavam fora do RANKING, tomei a decisão de ampliar em 15 minutos os tempos-limite de cada faixa, o que vai permitir a um grande número de corredores ter o prazer de serem ranqueados este ano.

Mesmo com a ampliação dos tempos-limite, muita gente vai continuar de fora do RANKING, como este editor, mas com certeza teremos um estímulo extra para buscar a qualificação. No meu caso, vou procurar me preparar melhor para me ranquear em Curitiba, no dia 20/11, depois de fazer um último longão em Nova York (06/11).

O RANKING continuará seletivo, abarcando os melhores maratonistas por faixa etária, porém um pouco mais democrático. De ordem prática, por conta dos resultados já recebidos, é possível prever que, na média, metade dos concluintes conseguirá entrar no RANKING 2022.

ATUALIZAÇÃO NO SITE

Em função dessa mudança, já está no ar uma atualização do RANKING, aqui no site, com os novos tempos-limite considerados, além de aproveitarmos para incluir as marcas da Maratona de Campo Grande. Com as mudanças, o total de ranqueados passou de 5.177 para 6.957, confirmando que muito provavelmente este ano dobrará o número de corredores, que poderão se orgulhar de terem conseguido ficar entre os melhores maratonistas brasileiros, por faixa etária.

Em 2019, foram 27.860 concluintes em nossas maratonas oficiais, e 8.461 os ranqueados, dando então a média de 30% de ingresso no RANKING. Este ano, deveremos ter mais de 30 mil terminando as provas com percurso aferido e resultados homologados pela CBAt, e o total de ranqueados chegando a 15 mil.

NOVOS TEMPOS-LIMITE DE QUALIFICAÇÃO PARA O RANKING CR 2022

TABELA COMPARATIVA

Abaixo, para uma comparação, os tempos de qualificação para Boston, os praticados pela CR em todos esses anos e os agora ampliados em 15 minutos. Lembrando que, para garantir a inscrição na centenária maratona norte-americana, são necessários alguns minutos abaixo dos da tabela.

TEMPOS-LIMITE (SUB) DE QUALIFICAÇÃO 2022

MAIORES PERCENTUAIS

Com a ampliação dos tempos-limite para ingresso no RANKING da CR, aumentou significativamente a proporção dos ranqueados nas nossas maratonas, como se pode no quadro abaixo, onde se destacam as provas de Uberlândia e Porto Alegre, com quase 2/3 dos concluintes ficando entre os melhores maratonistas no Brasil, por faixa etária.

MARATONA OFICIAIS BRASILEIRAS 2022

Veja também

Leave a comment