Subidas, tão temidas e indesejadas, podem torná-lo um corredor melhor

Vimos recentemente alguns questionamentos em relação ao treinamento para subir melhor ou a utilização das subidas para ser um corredor mais rápido.

Entendo e sinto na pele a sensação do que é encarar as subidas, colocar intensidade, sair do conforto e sofrer nestes treinos.

Está longe de ser prazeroso, confortável… é dolorido e muitas vezes desmotivante sair da cama para subir, subir, subir e subir.

Mas, como grande parte das coisas que nos tira da zona de conforto, isso nos fortalece. 

Jakob Ingebrigtsen (confira no vídeo no fim da matéria), um dos principais nomes da corrida de pista, postou recentemente, antes da sua prova alvo, que estava na Espanha fazendo repetidas séries subindo, fazendo força… e advinha o resultado do treinamento? Recorde mundial indoor de 1.500 m e 1.600 m na mesma prova (acho que funcionou…).

Claro que não podemos atribuir o recorde a estas sessões, mas se não fizesse sentido com certeza ele não perderia tempo e se desgastaria subindo incansavelmente.

Nenhum, eu disse e repito, NENHUM exercício pode transferir força para a corrida tão bem quanto as subidas. A grosso modo, você ganha força e, quando aplica isso no plano, é transferido em velocidade.

Como sugestão, vale adaptar o corpo a subidas, inicialmente sem exagerar na distância percorrida, na inclinação e velocidade. Aos poucos, o corpo se adaptará e poderá aplicar força, terminar o treino sem poder repetir mais um estímulo, com a certeza de que valeu o esforço e que quando precisar as suas pernas vão responder.

Se quiser saber mais sobre isso, veja o episódio do “3 Lados da Corrida” que falamos somente sobre subidas.

Bons treinos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.