Devido ao grande sucesso desde o lançamento, com quase 600 inscritos de todo o Brasil (e até alguns do exterior), o Desafio CR 10 km passa a contar com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, sendo agora denominado "Desafio CAIXA – Contra-Relógio 2012". Os inscritos que completarem a meta pessoal proposta para este ano, seja no sub 40 ou no sub 50, terão direito a uma camiseta alusiva ao projeto. Mas em função do limite de mil camisetas, decidiu-se que o Desafio ficará restrito aos 10 km este ano, sendo levado para a meia-maratona em 2013 e para a maratona em 2014.
Dessa forma, a revista estará recebendo inscrição para o Desafio, até chegarmos ao total de 1 mil participantes. A meta do sub 40 e do sub 50 pode ser alcançada até o dia 28 de outubro em provas aferidas (com chancela das federações estaduais) espalhadas pelo Brasil. O Circuito CAIXA, organizado pela HT, é uma boa opção para se conseguir resultados rápidos, pelos percursos favoráveis que apresenta (veja o calendário com as 11 etapas no quadro da pág. seguinte).
A proposta da Contra-Relógio com o Desafio é valorizar os amadores competitivos, que gostam de treinar e buscar recordes pessoais, valorizando a competitividade, além do bem-estar e da qualidade de vida características da prática da corrida.
Para participar do Desafio CAIXA – CR, basta enviar um e-mail para desafio@novosite.contrarelogio.com.br com nome completo, cidade onde mora, melhor marca na distância e qual a meta para este ano: sub 40 ou sub 50. Mas, lembre-se, não demore porque as inscrições são limitadas (a lista completa dos inscritos está publicada no blog Na Corrida, www.contrarelogio.com.br/na-corrida). Também em função da limitação das camisetas, cada corredor poderá se inscrever em apenas um desafio (sub 40 ou 50).
Depois de obter a marca, os desafiantes devem enviar e-mail para desafio@novosite.contrarelogio.com.br, informando em que prova conseguiram o resultado, o número de peito e o tempo alcançado. Para receber a camiseta (em tamanho P, M ou G) conforme o modelo aqui publicado, há três opções:
1) Retirar diretamente com o pessoal da CR em uma entrega de kit em que estaremos presentes, eventos que divulgaremos previamente na revista. Basta apresentar documento de identidade para receber, sem custo, a camiseta (mas, antes, é importante comprovar o resultado por e-mail e nos avisar que irá retirá-la na entrega do kit).
2) Solicitar o envio por Sedex. Para tanto, será necessário fazer o depósito referente à postagem. Nesse sentido, deve ser enviado e-mail à CR (contato@novosite.contrarelogio.com.br ou atendimento@novosite.contrarelogio.com.br), para saber o valor exato a ser depositado; depois basta informar sobre ele e passar o endereço para entrega.
3) Para quem é de São Paulo, após a comprovação do resultado pelo e-mail, é possível retirar a camiseta na sede da CR, na Rua Inácio Pereira da Rocha, 290, em Pinheiros. Para isso, é preciso antes informar a data e horário em que passará na redação pelos telefones (11) 3031-8664 ou 3814-8157.
REPERCUSSÃO
Corro há um ano e meio e consegui na Corrida de Belém (29 de janeiro de 2012) a marca de 45 minutos nos 10 km. Gostei do desafio que vocês lançaram, sei que ainda estou um pouco longe de chegar ao sub 40, mas tenho me dedicado bastante aos treinos, embora sem treinador. Treino de quatro a cinco vezes por semana, com os longos aos domingos.
Alexandre Costa, Belém, PA
No início de 2010, fazia somente caminhadas aceleradas, mas incentivado por uma namorada, em junho/2010 participei de minha primeira corrida de 5 km no Circuito Popular da Prefeitura de São Paulo, na Vila Guilherme. Não parei mais e em 2011 decidi levar as coisas um pouco mais a sério. Desde abril do ano passado treino com planilha e acompanhamento de um profissional. Em 2011, com a meta inicial de pelo menos 12 corridas no ano acabei participando de 18, tendo feito minha primeira de 10 km em outubro, com o tempo de 1h11. Quero melhorar este ano e a participação no Desafio certamente será um incentivo a mais para evoluir e atingir sub 50. Parabéns à Contra-Relógio por mais esta iniciativa a favor dos corredores.
Antonio Carlos da Rocha, São Paulo, SP
Meu melhor tempo nos 10 km foi 51:20 em dezembro de 2010. Depois disso tive de parar de correr por ter fraturado a tíbia e, logo em seguida, descobri um câncer. Agora, curado, esse desafio me motiva ainda mais a alcançar o objetivo do sub 50. Bem bacana a ideia!
Paulo Tadeu dos Reis, São Paulo, SP
Sensacional a proposta da CR. Parabéns pela iniciativa! Não posso deixar passar essa oportunidade de me desafiar. Tenho 56 anos, corro regularmente há três anos e o meu melhor tempo nos 10 km é 41:16. Peço que me inscrevam no Desafio Sub 40. Vou treinar mais velocidade e projeto meu sub 40 para o segundo semestre na etapa de Guarujá do Circuito das Praias.
Eleazar dos Santos, Sorocaba, SP
Apesar de já ter participado de algumas dezenas de provas de 5 km e obtido tempos em torno de 22:30, corri apenas três provas de 10 km. Em nenhuma delas consegui fazer abaixo de 50 minutos. Dessa forma, vou assumir primeiro o Desafio Sub 50, pois o sub 40 ainda é uma realidade bem distante para mim. Vou abandonar as provas de 5 km por um tempo e tentar, já agora em março, na prova da Adidas a ser realizada na capital mineira, correr os 10 km abaixo de 50 minutos.
Klauss Henry de Oliveira, Belo Horizonte, MG
Iniciei na corrida de rua há cinco anos. Nesta época fazia uma prova de 10 km em 51 minutos. Com dedicação e muito treino, consegui no ano passado a minha melhor marca: 40:09. Este ano iniciei bem os treinos de base e vou em busca do sub 40. Sei que estou perto de conseguir, mas como foram anos de muita dedicação, resolvi participar deste desafio, pois terei muito orgulho em vestir esta camisa e fazer parte de seleto grupo. Aproveito para parabenizar a revista por mais esta bela iniciativa.
Sandro de Freitas Cabral, Maringá, PR
Consegui 38:12 na 42ª Corrida de Reis, aqui em Brasília. Durante todo o ano passado fiz por volta de 41 e 42 minutos nos 10 km. Agora baixei dos 40 minutos e venci o primeiro Desafio: sou um sub 40. Meu número de peito foi o 1798. Vou correr a Maratona de Brasília em maio, a do Rio em julho e a de Berlim em setembro.
Moacyr Salazar Pessoa Filho, Sobradinho, DF
Estou escrevendo porque no dia 29 de janeiro, no Circuito do Sol do Rio de Janeiro, atingi a meta do sub 50: 44:29. Em 2013 entro de cabeça no sub 40.
João Norberto dos Santos Jr, Curitiba, PR
Só descobri esta revista alguns meses atrás. Assinava outra. Comprei um exemplar antigo no qual me falaram que saiu a minha foto e comecei a ler. Mas eu gostei tanto da Contra-Relógio, que acabei assinando. E não é que agora no primeiro exemplar que recebo me vem esse Desafio do sub 40 nos 10 km? Eu já tinha me preparado para quebrar a marca ano passado, mas aí no meio do ano resolvi correr uma maratona sem nenhum treinamento… De 2012 não passa!
Ricardo Souto Rodrigues Filho, São Gabriel, RS
Sou estudante de Educação Física. Quero participar do Desafio Sub 50, apesar do meu objetivo principal este ano seja correr minha primeira maratona, em São Paulo. A prova escolhida para o Desafio é a do Circuito Caixa, aqui na minha cidade. Espero conseguir, com treinos contínuos e intervalados, muito importantes para essa distância. Meu melhor resultado é 52 minutos, no ano passado.
Danilo Costa Assis de Oliveira, Uberlândia, MG
É com muita alegria e prazer que comunico que consegui alcançar o meu objetivo no Circuito do Sol. A prova foi debaixo de um tremendo temporal, no dia 29 de janeiro, no Rio de Janeiro. Sou um sub 50 – 49:53 nos 10 km. Muito obrigado pelo incentivo. Por causa de vocês, voltei a treinar sério, foquei, coloquei metas. Obrigado mesmo!
Ronaldo de Souza Pereira, Niterói, RJ
Fiz 40:23 nos 10 km da Fila Night Run em Curitiba, mas não consigo baixar de 40 minutos. Em 2012, mesmo com meus 41 anos, quero correr para sub 40. Faz tempo que persigo esta meta. Com o Desafio ganho o incentivo que faltava.
Ricardo Gomyde, Curitiba, PR
Desafio cumprido na primeira prova do ano, no Circuito do Sol de Belo Horizonte. Tempo final, 39:57 (número do peito 1677). Nos treinamentos, descobri que me faltava força nas pernas a partir do km 6, então eu encaixei uma vez na semana treinos de tiros na subida, além de um meio longo em subidas e descidas em ritmo mais suave. Deu certo, pois peguei uma subida no km 6, enfrentei no gás e fechei bem a prova, sob sol forte.
Helbert Góes, Belo Horizonte, BH
Em primeiro lugar, quero parabenizá-los pela iniciativa. Achei a ideia incrível e gostaria de me inscrever no Sub 50. Meu melhor tempo foi 57:07 no Circuito das Estações Adidas em 18 de dezembro do ano passado.
Graziela Neves Hagihara, São Paulo, SP
Após 16 anos sem qualquer prática esportiva, em um belo sábado fui jogar futebol com os amigos e nos três primeiros minutos quase morri com falta de ar e taquicardia. O pior foi o pessoal pegando no pé, fazendo piadas de todos os tipos… Resultado: na segunda-feira seguinte me matriculei na academia, me recondicionei e após três meses comecei a prática da corrida de rua, incentivado por um amigo. Me apaixonei pelo esporte e faz quatro meses que estou treinando. Na minha primeira prova de 10 km fiz em 47:50, em 15 de janeiro passado. Comprei a revista e li a respeito do Desafio. Muito legal, um incentivo a mais essa iniciativa da Contra-Relógio. Já topei o Sub 40.
Rogério Augusto Pereira de Santana, Ananindeua, PA
Comecei a correr para reduzir peso em função de um tratamento de hérnia de estômago em 2007. Após perder 15 quilos e ganhar condicionamento físico, fui me aventurando por algumas corridas e me apaixonei pelo esporte. Em julho de 2010 fiz uma cirurgia de ligamento cruzado anterior, lesão provocada por futebol. Agora, em fevereiro, reiniciei as corridas, após recuperação médica. Vou buscar o sub 50. Com esse projeto a revista fortaleceu meu psicológico para 2012. Valeu CR!
Guterman Gercilio de Assução, Anápolis, GO
Missão dada, missão cumprida: 47:42 no Troféu Cidade de São Paulo de 2012. Vou lutar pelo sub 40 até o final do ano. Obrigado pelo apoio.
João Máximo, São Paulo, SP