Solonei Rocha e Adriana Aparecida da Silva, ganhadores da medalha de ouro nas maratonas masculina e feminina dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, voltam a competir neste final de semana, de olho no Campeonato Mundial de Atletismo, marcado para agosto próximo, em Moscou, na Rússia.
Solonei disputa a partir das 20 horas deste sábado (no horário de Brasília) a Maratona Internacional de Seul, na Coreia do Sul. O objetivo do atleta treinado por Clodoaldo Lopes do Carmo é completar os 42,195 km do percurso em menos de 2:13:44, índice exigido pela CBAt para o Mundial.
“Depois da longa viagem, agora é pensar na corrida, além de se aclimatar rapidamente à mudança de fuso horário e às temperaturas mais frias”, disse o atleta paulista, que no ano passado terminou em quarto lugar no ranking brasileiro, com 2:12:25, marca obtida na vitória na Maratona de São Paulo. “O importante é manter um ritmo que garanta o índice.”
A prova sul-coreana terá largada na Gwanghwamun Square e chegada no Estádio Olímpico de Seul.
Já Adriana, também atleta do Pinheiros (SP), viaja hoje para os Estados Unidos, onde disputa no domingo a Meia-Maratona de Nova York. “Será uma preparação importante para a Maratona de Londres, quando ela buscará o índice para o Mundial”, afirmou o técnico Cláudio Castilho, referindo-se à prova marcada para o dia 21 de abril. “Nova York terá um grupo muito forte de participantes e a tendência é sair uma boa marca.”
Adriana, paulista de 31 anos, terminou 2012 como líder do ranking brasileiro da maratona, com 2:29:17, tempo obtido em Tóquio e que garantiu sua participação na Olimpíada de Londres. O percurso de 21,097 km de Nova York começa no Central Park, passando pela Times Square e Wall Street, e terminando na South Street Seaport.
As duas atuações serão apresentadas na próxima edição da Contra-Relógio.
Foto: Wagner Carmo/CBAt