https://youtu.be/lLxVuY9cpwU
A holandesa Sifan Hassan entrou para a história ao conquistar 3 medalhas numa mesma edição dos Jogos. A atleta, que nasceu na Etiópia e aos 15 anos foi acolhida como refugiada na Holanda, terminou a competição com o bronze nos 1500m e ouro nos 5000m e nos 10000m nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Em nove dias, a atleta de 27 anos começou sua caminhada em busca das três medalhas com o ouro nos 5000m, superando a queniana Hellen Obiri, que ficou com a prata, e a etíope Gudaf Tsegay, que levou o bronze.
A disputa dos 1500m começou com um susto na bateria de classificação. Hassan levou um tombo, mas conseguiu se levantar e ainda vencer sua série, garantindo um lugar na semifinal. Na final, a atleta ficou com o bronze, sendo superada pela queniana Faith Kipyegon (ouro) e pela britânica Laura Muir (prata).
Na sua última batalha no Estádio Olímpico de Tóquio, disputada na manhã deste sábado, a atleta travou um duelo com etíope Letesenbet Gidey, atual recordista mundial dos 10.000m, que não conseguiu acompanhar o ritmo nos últimos 200 metros e acabou ficando com o bronze. Hassan levou o ouro e a prata ficou com a atleta Kalkidan Gezahegne, do Bahrein.