Os quenianos dominaram a 28ª edição dos 10 km Tribuna FM-Unilus, ontem, em Santos. No masculino, vitória, recorde do percurso e sexta melhor marca mundial do ano, segundo ranking da IAAF para Edwin Kipsang Rotich, com 27:45 – o recorde anterior na prova santista era de 27:59 de Marilson Gomes dos Santos. No feminino, primeiro lugar de Nancy Jepkosgei Kipron, com 32:36. Os dois novos campeões faturaram R$ 25 mil cada, de um total de R$ 120 mil distribuídos aos 20 primeiros.
Favorito ao heptacampeonato, Marilson Gomes dos Santos tentou acompanhar o “expresso africano” que corria muito forte, mas ainda recuperando-se de uma gripe, acabou abandonando no km 7,5. “Hoje (ontem) não era o dia. Entrei na prova de teimoso. Vim porque essa é a melhor do Brasil, sem dúvida”, disse.
Os melhores brasileiros foram Daniel Chaves na quinta posição (28:47) e Cruz Nonata da Silva, em quarto, comprovando o bom momento na carreira (33:24).
Neste ano, foram 18 mil inscritos e, para 2014, na 29ª edição no dia 18 de maio, a expectativa da organização é de liberar 20 mil vagas. Confira os resultados completos a partir de amanhã no site oficial. E leia a cobertura na edição de junho da Contra-Relógio.
Foto: Douglas Aby Saber/FMA Notícias