Presidente da World Athletics, o britânico Sebastian Coe escreveu uma carta aos atletas e à comunidade do atletismo pelo mundo, sobre os novos passos da entidade, os objetivos neste momento de pandemia e garantiu que as vagas garantidas para Tóquio-2020 valerão para os Jogos Olímpicos de 2021, além de garantir o mais rapidamente possível como ficarão os sistemas de qualificação para o evento. Confira um resumo da carta escrita pelo dirigente.
“Quando superarmos isso, e faremos, seremos mais corajosos e mais inovadores. Seremos mais colaborativos e resilientes. Seremos mais fortes e mais tolerantes. Seremos mais globais, não menos.
No esporte, temos uma oportunidade única de não virar as costas e de mexer nas bordas. Temos a chance de pensar maior, de banir a mentalidade domingante do “é assim que sempre fizemos”. Ironicamente, acredito que o distanciamento social realmente nos aproximará, pois a comunidade e o esporte podem ficar bem no centro. A situação em que o mundo se encontra hoje é de um grande alerta a todos nós – como seres humanos, como empresas e como esporte. Devemos capitalizar isso e elaborar novas maneiras de realizar eventos, de criar e planejar novas competições que abranjam muitos e poucos.
Deveríamos trabalhar com os governos para restabelecer o esporte nas escolas, reconstruir as estruturas dos clubes, incentivar as pessoas a se exercitar e a ficar em forma (acho que mais pessoas estão se exercitando nesta semana, fazendo rotinas de exercícios de 15 minutos em suas casas ou saindo diariamente para andar/correr – do que provavelmente fizeram no último mês). Isso deve e pode ser o novo normal. Não precisamos fazer as coisas da mesma maneira como fazíamos.
O anúncio do governo japonês e do COI no início desta semana do adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021 foi bem-vindo. Na World Athletics, estamos todos focados em quatro prioridades agora:
E continuamos a desenvolver uma estratégia para aumentar o atletismo. Temos equipes planejando um novo programa de atletismo infantil; novos eventos e formatos de competição, novas parcerias para ajudar o mundo a se mover, novas ações em torno da sustentabilidade, da qualidade do ar e da saúde e de uso de novas tecnologias para destacar os incríveis talentos de nossos atletas, suas histórias e triunfos e levá-los para as casas dos milhões de fãs em todo o mundo. Mas nossa prioridade atual é conter a pandemia.”
Sebastian Coe
World Athletics President