São Silvestre na Av. Paulista e pela manhã. Para quem gosta de correr, o que mudou?

A São Silvestre muda mais uma vez. Volta a ter chegada na Avenida Paulista e será pela manhã, com largada às 9h para o público em geral. O marketing está feito. Há pontos positivos nessa alteração? Com certeza. Agora, para mim, os problemas críticos nem foram citados: a prova continuará com a confusão de sempre na largada e quente. Para quem gosta de correr, então, o que mudou?

O colega de blog Sérgio Rocha já tinha informado no Corredólatra em 24 de maio que tudo caminhava para a São Silvestre pela manhã. Faltava só baterem o martelo. O que fizeram ontem. E o título resume bem: São Silvestre de manhã com chegada na Paulista? Prefiro a Tribuna. Vale a leitura.

Um ponto positivo é que com a prova pela manhã, todos os participantes terão tempo até para pegar um avião com tranquilidade e voltar para casa. Ou viajar mesmo. Ou descer para o litoral com menos chance de passar o Réveillon na estrada. Para quem vem de fora e dorme na capital paulista, será excelente. Quem é da Grande São Paulo ou do interior paulista, por outro lado, terá de equacionar o transporte. Até aí, normal em qualquer corrida na capital. Há ainda o fato de muita gente trabalhar ainda no dia 31 de dezembro pela manhã. Está aberta a temporada de negociação com o patrão.

Quanto ao tradicional calor, será o mesmo de começar às 17h – em dezembro, às 9h, tradicionalmente, já está bem quente e a maioria estará correndo às 11h ou mais. O fato de a chegada voltar para a Avenida Paulista tem um papel de “marketing bem feito”. Uma jogada estratégica e inteligente. De vilões passam a “amiguinhos” nas redes sociais. O que já vi de mudança de postura, não está escrito. E olhe que faz 2 horas somente da divulgação da notícia…

E para quem no ano passado citou a tradição para sair esperneando (e eu escrevi que para mim a tradição acabou quando a prova deixou de ser noturna), então, como fica pela primeira vez na história (chegadas fora da Paulista já ocorreram) a São Silvestre ser disputada pela manhã? Não seria então uma quebra maior ainda da “chamada” tradição?

A festa da São Silvestre, atraindo gente do Brasil inteiro, seguirá a mesma. De manhã ou de tarde. Os fantasiados estarão lá, a placa de Cerquilho, a noiva e cia. Sem divulgação de percurso ou outras informações, muitos desafiantes de sucesso do Desafio Caixa-CR Sub 40 e Sub 50 nos 10 km já estavam me avisando que iriam retirar a camiseta no estante da Contra-Relógio na entrega dos kits. Não tenho dúvida que, em 2012, com esse marketing bem feito, a prova baterá o recorde de concluintes.

Agora, tudo mudou e nada mudou. Antes, você tinha de chegar às 14h30/15h e ficar espremido, em pé, na confusão da largada. Agora, chegará às 6h30/7h enfrentando a mesma situação. Eu gosto de correr, tenho um sonho: ser sub 1h na São Silvestre. Mas, para isso, só largando na frente. Já levei mais de 20 minutos para passar pelo tapete após ficar quase 2h em pé. Sem aquecimento nem nada. Esse é um fator que continuará para 99% dos participantes da São Silvestre. Então, ficam as perguntas: E a largada com baias de ritmo ou até ondas, nunca teremos? Para quem gosta de correr, o que mudou?

Foto: Ronaldo Milagres/ZDL

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.