Notícias Ranking CR Tomaz Lourenço 31 de maio de 2023 (0) (5781)

Saem as primeiras listagens do Ranking Brasileiro de Maratonistas 2023, com 1.995 selecionados

Os melhores maratonistas brasileiros este ano, por faixa etária, começam a ser conhecidos. O RANKING montado pelo site da CR, tendo por base maratonas nacionais com percurso aferido oficialmente, já tem sua primeira versão publicada, considerando os resultados das provas de São Paulo (02/04), Brasília (21/04), João Pessoa (23/04) e Uberlândia (21/05).

Para ser selecionado para o RANKING, é necessário obter uma marca dentro dos tempos-limite por idade/sexo (quadro) em uma maratona oficial do país. Na prática, estima-se que apenas metade dos concluintes nesses eventos de 42 km consiga ser ranqueado, o que lhes dará direito ao Diploma de Maratonista 2023, no final do ano.

As listagens devem ser pesquisadas no campo RANKING CR (no alto à direita), sendo muito fácil a consulta por nomes, em que aparece o tempo (líquido) alcançado e em que prova, assim como a classificação na faixa etária. Essa posição irá mudar, conforme forem acontecendo as outras maratonas, lembrando que cada corredor poderá ser ranqueado em mais de um evento, mas entrará no RANKING com seu melhor resultado.

CORREÇÕES – Os corredores que quiserem fazer correções (nome, idade ou tempo), assim como os que desejarem reclamar por não terem sido ranqueados, nas quatro primeiras maratonas brasileiras oficiais consideradas, devem enviar email para tomazloureno1947@gmail.com

A publicação das próximas listagens deverá seguir o cronograma que aparece abaixo, mas sempre na dependência do envio dos resultados por parte dos organizadores e, naturalmente, que o evento tenha seu percurso de 42.195 metros oficialmente reconhecido pela Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt.

ATUALIZAÇÕES DO RANKING BRASILEIRO DE MARATONISTAS 2023

1ª publicação (junho): São Paulo, Brasília, João Pessoa e Uberlândia

2ª publicação (julho): + Porto Alegre, Rio de Janeiro, Olinda e Campo Grande

3ª publicação (agosto): + Ponta Grossa, Blumenau, SP City e Int. J. Pessoa

4ª publicação (outubro): + Floripa, Fila SP, Vitória, Foz do Iguaçu e Salvador

5ª publicação (dezembro): + Manaus, Jurerê, Curitiba, Monumental e Sorocaba

6ª publicação (janeiro): Revisões, correções e listagens finais


CURIOSIDADES – Apenas 5 das mulheres ranqueadas fizeram duas das quatro maratonas. Já entre os homens, 30 correram duas delas, sendo que Sebastião Pereira dos Santos (60/64 anos) conseguiu índice em três (São Paulo, Uberlândia e Brasília), entrando na listagem com a melhor marca.

Vários corredores fizeram tempos bem parecidos, como Gracco Pacheco, que marcou 4:19:38 em Brasília e 4:19:41 em São Paulo. Já Fabio Gabriel fez 3:11:10 na capital paulista e 3:11:27 em Uberlândia.

Alguns foram cortados porque apareciam com apenas um nome (João, Paulo etc), tornando fraca a identificação, mas que podem entrar em contato com o site através do email indicado, para corrigir essa situação, que serão inseridos.

Apesar de percurso e temperatura serem os principais fatores que afetam a performance nos 42 km, a “qualidade” dos participantes costuma ser fundamental. Dessa forma, a Maratona Nilson Lima, em Uberlândia, foi a que apresentou proporcionalmente o maior número de concluintes ranqueados (65%), por contar com muitos participantes bem treinados, que encaram sem grandes dificuldades o trajeto mineiro, com subidas.


DEPURAÇÃO – Dos 2.036 que conseguiram resultados abaixo dos tempos-limite da sua faixa etária, as listagens (masculinas e femininas) que podem ser acessadas em RANKING CR trazem um total de 1.995, depois da escolha da melhor marca entre os que se ranquearam em mais de uma prova, assim como o corte citado anteriormente.

O objetivo do RANKING CR, organizado há 25 anos, é valorizar aqueles que se dedicam aos treinamentos para enfrentar os 42 km, assim como prestigiar as maratonas brasileiras com percurso aferido. Em relação aos tempos-limite classificatórios, eles são equivalentes a 1 hora a mais do que o exigido para inscrição em Boston.

Foto capa: Estádio Parque Sabiá (Leandro Souza Estúdio)


Tomaz Lourenço é jornalista, 76 anos; lançou a revista Contra-Relógio em outubro de 1993, sendo seu editor até a última edição em abril de 2021. Correu mais de 60 maratonas no Brasil e exterior, além de 2 Comrades; seu recorde nos 42 km foi ao estrear na distância, em Blumenau 1992, com 3h04.

Veja também

Leave a comment