
A queniana Ruth Chepngetich, recordista mundial da maratona feminina, foi suspensa por três anos pela Athletics Integrity Unit (AIU) após admitir violação às regras antidoping. O caso envolve o uso do diurético hidroclorotiazida (HCTZ), substância proibida por ser considerada um agente mascarante.
Chepngetich havia sido suspensa provisoriamente em julho, após seu teste positivo — realizado em 14 de março de 2025 — indicar uma concentração de 3800 ng/mL de HCTZ em sua amostra de urina, muito acima do limite legal de 20 ng/mL.
Em sua primeira entrevista à AIU, realizada em 16 de abril, a atleta não apresentou explicação para o resultado. As autoridades coletaram amostras de medicamentos e suplementos que ela usava, mas nenhum deles continha a substância proibida, segundo análise de um laboratório credenciado pela WADA.
A investigação também incluiu a análise do celular da corredora, de onde a AIU afirmou ter recuperado dados que levantaram uma “suspeita razoável” de que o uso poderia ter sido intencional. Mesmo assim, Chepngetich manteve sua posição inicial nas entrevistas seguintes.
No fim de julho, a atleta apresentou uma nova versão: disse ter ficado doente dois dias antes do teste e tomado um medicamento sem verificar se era permitido pelas regras da WADA. A AIU entendeu que havia intenção indireta e propôs uma suspensão de quatro anos, mas o tempo foi reduzido para três após a maratonista admitir a violação em 10 de setembro.
A atleta de 30 anos estabeleceu o recorde mundial da maratona feminina em Chicago 2024, com 2h09min56s, quebrando a marca anterior por quase dois minutos, resultado que, à época, já levantou questionamentos sobre sua autenticidade.
Após o feito histórico, Chepngetich apresentou queda de desempenho: foi a segunda colocada na corrida de 10 km San Silvestre Vallecana (Espanha), em dezembro de 2024, com 31min32s, e registrou 1h06min20s na Meia maratona de Lisboa, em março de 2025. Pouco depois, retirou-se da Maratona de Londres, alegando não estar bem “mental nem fisicamente”, decisão tomada um dia antes de sua suspensão provisória.



