20 de setembro de 2024

Contato

Sem categoria André Savazoni 11 de maio de 2016 (0) (145)

Rumo a Porto Alegre: meta de baixar o tempo e se preparar para 3 maratonas em 15 dias

maratonadeportoalegre_2015No “capítulo” de ontem da série Rumo a Porto Alegre, Jorge Ferrari Freitas contou como era a maratona há 31 anos, na edição de 1985. Agora, na continuidade da história, ele fala sobre os planos para este ano, um passo para o objetivo principal no segundo semestre, de correr 3 maratonas na Alemanha em 15 dias. Clique aqui e leia a história de ontem.

“A Maratona de Porto Alegre será um desafio interessante para mim, não é minha prova alvo, mas mesmo assim estou fazendo um treinamento de 8 semanas, baseado em parte pelos treinos de 8 semanas que encontrei na Contra-Relógio. Uma vez que, após a Maratona de Berlim do ano passado, fiz um treino de 24 semanas focado na Meia de Montevidéu (disputada em 10/04) com o objetivo real de baixar de 2 horas. Consegui fazer em 2:01:17, levando em conta o vento contra… os meus treinamentos deram resultado.

Acredito que farei meu melhor tempo em maratonas em Porto Alegre este ano. Mas meu foco é o que chamo de Desafio 3 em 15. Devido à paixão por Berlim, jurei na linha de chegada da prova do ano passado que iria voltar, mas voltar com tempo de conhecer melhor a cidade e ficar mais dias por lá. Ato contínuo: se vou ficar mais tempo, não teria outras ‘provinhas’ para correr? Foi fácil identificar que na semana seguinte a prova de Berlim, tem a Maratona de Colônia e na outra semana, a de Munique. Feito. Vou correr 3 maratonas em um intervalo de 15 dias.

O treinamento para isso já está montadinho, é quase um treinamento de ultramaratona. Vou encarar não como três maratonas, mas como se fosse uma com três vezes mais distância, muita atenção na recuperação e treinamentos ao estilo back-to-back, longões grandes divididos no sábado e no domingo, com recuperação bem adequada nos intervalos. Além de ter de montar uma logística interessante para as viagens e para a recuperação entre provas na Alemanha, isso também é bem difícil, ainda mais para quem é um profissional-atleta.

Posteriormente fiquei sabendo por um amigo em comum Sergio Rocha (Corrida no Ar), que existe uns malucos que se intitulam “Marathon Maniacs” e não é que com esse desafio eu posso me candidatar a ser um deles? Quer dizer que eu serei ou já sou um maníaco por maratonas?”

Abraço e até a Maratona de Porto Alegre no dia 12 de junho.”

Ajude-nos a fazer essa série Rumo a Porto Alegre de Boston. Conte sua história nas corridas, a participação em anos anteriores da maratona gaúcha, a expectativa para este ano. Será de estreia? Qual sua relação com os 42 km? Envie para o e-mail andre.savazoni@uol.com.br. Não esqueça de fotos!

Veja também

Leave a comment