Sem categoria André Savazoni 9 de abril de 2016 (3) (222)

Rumo a Boston: Vania Gasbarro Nascimento e a prova mais linda da vida

A fisioterapeuta Vania Gasbarro Nascimento, de 47 anos, de São Paulo, nem sabia quantos quilômetros tinha uma maratona quando começou com as caminhadas e trotes em 2011, com um grupo no hospital em que trabalha. Hoje, cinco anos depois, tem uma Boston no currículo (2015), estará no dia 18 de abril na largada da edição de número 120 e já fez o índice para 2017! Mesmo com frio e chuva, no ano passado, foi paixão à primeira vista. “A prova mais linda da minha vida”.

image1“Sou fisioterapeuta e na instituição em que trabalho lançaram um e-mail em janeiro de 2011 sobre uma parceria com uma assessoria de corrida (4any1); que nunca tinha ouvido falar. Naquela época a única atividade física que fazia era uma aula de ioga por semana.

Minha rotina de trabalho é bem puxada. Trabalho praticamente em dez horas por dia, sendo que seis horas no hospital e à tarde faço atendimentos domiciliares. Mas quando resolvi me inscrever neste programa de treinamento, me animei, pois tinha um grupo que treinava na USP, à noite, bem perto de casa.

Assim comecei. Com muita timidez, pois o pessoal do grupo já treinava para maratonas e ultras (e eu nem sabia quantos quilômetros tinham uma maratona).

Eu iniciei andando e depois intercalando com trotes em fevereiro de 2011. Logo em abril, fiz meus primeiros 5 km em 33:30, achei o máximo. Em pouco tempo, 10 km e no 31 de dezembro, a São Silvestre.

Mas aí as pernas já estavam se acostumando com a rotina de treinos e percebi que queria acompanhar o pessoal do grupo… E assim foi… Em abril de 2012 fiz a primeira meia-maratona (acompanhada por um amigo). Fechei em 2h02. Mais confiante, fazia praticamente uma prova por mês, inclusive na montanha. E logo na minha estreia fui para o pódio na categoria.

Hoje já concluí mais de dez meias-maratonas. Parti em outubro de 2013 para a maratona. Escolhi Buenos Aires, estreando com sub 4h! Foi sensacional. Depois, em 2014, a escolhida foi o Rio de Janeiro! Nessa prova veio o primeiro índice para Boston na edição de 2015! Quando chegou setembro para me inscrever, nem acreditava…. E lá fui eu. Em 20 de abril de 2015 fiz a prova mais linda da minha vida! Cravei 3h38 debaixo de chuva e sensação térmica de -1 grau! Estava garantindo o índice para o próximo dia 18/4/2016!

Mas eu queria mais. Ainda em outubro de 2015 fui para Amsterdã, uma prova plana e fria também, o que já me garantiu mais um Boston Qualifyng (BQ) para 2017!

A sensação hoje é de alegria por ter começado. Agora, o que te movem para esses resultados é a união de um acompanhamento profissional e amigos que treinam juntos com você, te apoiam, além da disciplina e da dedicação.”

Veja também

3 Comments on “Rumo a Boston: Vania Gasbarro Nascimento e a prova mais linda da vida

  1. Parabéns Vania sua dedicação é admirável. Que legal acompanhar a trajetória de uma pessoa determinada que consegue seus objetivos. Boa sorte em Boston 2016 e 2017 você merece.

  2. Muito bom, parabéns! Estou treinando pra minha primeira maratona, estou doido pra sentir logo esse gostinho!

    Abs

  3. Parabéns Vania pelos desafios conquistados,,, isso nos da força para seguir o mesmo caminho da vida saudável,,,, Show de bola,,, Keep running….

Leave a comment