A mineira Rosangela Raimunda Pereira Faria (Instituto Internacional Correr Bem-RJ) disputa neste domingo o Campeonato Sul-Americano de Maratona, que será realizado em Montevidéu, no Uruguai. A prova terá largada às 7h em frente ao Palácio Legislativo e chegada na Prefeitura de Montevidéu.
Já tendo obtido o índice para a maratona dos Jogos Olímpicos do Rio, com a marca de 2:38:40, obtida em Buenos Aires, em 11 de outubro do ano passado, Rosângela ocupa a quarta colocação no ranking entre as seis qualificadas. Somente três poderão representar o Brasil na Olimpíada.
“Dependendo das condições climáticas, a intenção é melhorar a minha marca e entrar na briga direta por uma das três vagas”, disse Rosangela, antes de embarcar na manhã de hoje, juntamente com o técnico Jorge Luís da Silva para a capital uruguaia no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em Cumbica. “Treinei muito. Abri mão de muita coisa porque meu sonho é ir para a Olimpíada.”
Atualmente, as três atletas mais bem qualificadas na maratona são Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros-SP), com 2:35:28; Marily dos Santos (Veteranos-BA), com 2:37:25, e Graciete Moreira Carneiro Santana (AASF-BA), com 2:38:33. O prazo vai até maio.