20 de setembro de 2024

Contato

Notícias admin 29 de março de 2015 (0) (81)

Rock´n´Roll de Lisboa

A Maratona de Lisboa, realizada em conjunto com uma meia, é mais uma prova na Europa que ganhou o selo Rock'n'Roll, circuito iniciado em San Diego em 1998 e que se alastrou pelos Estados Unidos e mais recentemente para outros países. Originalmente realizada no mês de dezembro, o evento passou para o mês de outubro, época de outono na Europa.
Assim como a famosa meia da cidade (sobre o Rio Tejo), que acontece em março e atrai grandes estrelas do atletismo mundial (veja seção "Em cima da hora" nesta edição), as duas provas são ponto a ponto. A maratona larga às 8h30 na cidade de Cascais e percorre toda a costa, margeando o Atlântico e o Rio Tejo, até chegar ao Parque das Nações (Espo´98) em Lisboa. Já a meia, cuja largada é às 10h30, sai da Ponte Vasco da Gama. O percurso das duas é o mesmo nos 8 km finais, sendo, portanto, estimulante para os maratonistas, na parte mais difícil.
O evento é muito bem organizado e tem um percurso rápido, bom para recorde pessoal. O que pode complicar é o vento à beira do Tejo. O limite de término da maratona é de 6 horas e o da meia 3 horas. Como todas as provas da série Rock'nRoll, o trajeto é animado, com bandas de rock a cada milha e um supershow ao final.
Diferentemente da maioria das provas na Europa, em que os postos de apoio são a cada 5 km, o evento segue as mesmas regras das provas Rock'n'Roll nos EUA colocando postos a cada 2,5 km, com água, isotônico e frutas.
O transporte público (metrô e ônibus) para a largada dos dois eventos é gratuito, desde que os corredores mostrem o número de peito e o cartão "Viva Viagem", que pode ser adquirido na retirada do kit ou mesmo em postos de venda de metrô e ônibus pelo valor 50 centavos de euros (válido por um ano). Parece confuso, mas é isso mesmo… Há guarda-volumes na largada, que são transferidos pela organização para a área de chegada.

CURTINDO LISBOA. Não tem melhor lugar para viajar e se sentir em casa do que em Portugal. Afinal, só o fato de falarmos a mesma língua já é algo que conta muitos pontos a favor. E Lisboa, a capital, é simpática e bem hospitaleira aos brasileiros. Para entrar em Portugal, o brasileiro não precisa de visto. É preciso apenas um passaporte com validade de até 6 meses. A moeda local é o euro, já que Portugal faz parte da Comunidade Econônica Europeia.
Em Portugal nesta época do ano são 3 horas a mais em relação ao fuso horário do Brasília. O recomendado para uma boa adaptação ao fuso é "uma hora por cada dia". Se você chegar na quarta ou quinta-feira em Lisboa, no dia da prova já vai estar completamente adaptado.
A cidade tem clima mediterrâneo, influenciado pelo Oceano Atlântico e pelas correntes do Golfo, o que faz dela uma das mais quentes da Europa. Na época da prova, em pleno outono, pode esperar uma temperatura bem agradável para correr, entre 15 e 22 graus. O brasileiro não tem problemas para comer em Lisboa, já que não faltam na cidade bons restaurantes a preços bem razoáveis, sem contar vários restaurantes brasileiros.
Antes e depois da prova, dá para conhecer muita coisa em Lisboa, como a Torre de Belém, que avança pelo Rio Tejo, o Castelo de São Jorge, o Rosseo, o Parque das Nações, construído para receber a Expo'98 e onde acontece a retirada do kit e a chegada da prova, entre outros. Não deixe de visitar também a Casa dos Pastéis de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos e o Monumento dos Descobrimentos. Há muitas igrejas bonitas em Lisboa, e algumas delas ficam localizadas no Chiado. Aproveite a noite e faça um passeio pelo Bairro Alto, que é um local antigo da cidade, onde muitos jovens se reúnem.
Programe-se para depois da prova dar um pulinho em Sintra, que foi declarada pela Unesco Patrimônio da Humanidade em 1995 e que é destino obrigatório para quem vai a Lisboa. Sintra é considerada um dos primeiros e mais importantes centros da arquitetura romântica europeia. A melhor forma de chegar lá é de trem (comboio, como dizem os portugueses), a partir da Estação do Rossio. O bilhete custa 3,60 euros e o trecho é percorrido em cerca de 40 minutos.

ESTICADINHA ATÉ O PORTO. Se tiver um tempinho livre na programação, considere também uma visita ao Porto. São 3 horas de trem, numa viagem superconfortável, que custa perto de 50 euros e vale a pena. Cortada pelo Rio Douro, suas várias pontes que ligam Vila Nova de Gaia à cidade têm atrativos que merecem uma estada de alguns dias para poder usufruir de tudo o que ela oferece. As vinícolas estão concentradas em Gaia e estão abertas à visitação, com direito à degustação dos melhores vinhos, inclusive o do Porto.

COMO CHEGAR. Hoje um voo para Lisboa do Rio ou de São Paulo sairia entre 1.000 e 1.300 dólares, dependendo da companhia aérea. São várias as empresas que voam para Lisboa, mas a TAP faz voo direto, de não mais que 10 horas de duração e a um preço bem acessível. Se quiser dar uma esticadinha para outras cidades de Portugal ou da Europa por via aérea, já inclua isso quando comprar a passagem no Brasil, que ficará bem mais em conta do que comprar depois, separadamente.

ONDE FICAR. Como todas as provas da série Rock'n'Roll, os organizadores fazem parcerias com hoteis da região, proporcionando aos corredores preços bons e opções muito bem localizadas, próximos à largada, no caso da maratona (em Cascais), ou da chegada no Parque das Nações, com opções que vão de 100 a 230 euros a diária. Consulte o site oficial para informações.

 

MARATONA E MEIA DE PORTUGAL

Data: 18/10/2015
Local: Lisboa, Portugal
Provas: 42 km, 21 km e 6,6 km
Temperatura: entre 15 e 22 graus
Inscrições: podem ser feitas pela internet, no site oficial do evento, até o término das inscrições, ao valor de 40 euros (maratona), 25 (meia) e 15 (6,6 km) para os primeiros 500 participantes que se inscreverem. Após, os valores serão alterados, mas ainda não há informação no site oficial. Existe ainda a inscrição VIP, ao valor de 100 euros. O corredor VIP tem direito a transporte do hotel oficial para a largada, saída no pelotão na frente, área reservada de guarda-volumes e acesso à área VIP com direito a café da manhã.
Número de participantes: 22 mil (17 mil na maratona e 5 mil na meia)
Início da prova: às 8h30 a maratona e às 10h30 a meia-maratona e os 6,6 km
Largadas: Cascais (maratona) e Ponte Vasco da Gama (meia-maratona e 6,6 km)
Chegadas: na Expo'98 (Parque das Nações)
Entrega de kit: na SportExpo – Feira de desporto e lazer, localizada na Expo'98, mesmo local de chegada, nos três dias que antecedem a corrida, das 10h às 20h
Premiação: medalha para todos os concluintes, além de classificação por categoria (Seniores = até 34 anos, M35 = 35 a 39 anos, M40 = 40 a 44 anos, M45 = 45 a 49 anos, M50 = 50 a 54 anos, M55 = 45 a 59 anos, M60 = 60 a 64 anos, M65 = atletas com 65 anos ou mais)
Postos de hidratação: a cada 2,5 km (água e isotônico)
Tempo-limite: 6 horas para a maratona e 3 horas para a meia
Site oficial: pt.competitor.com/en/portugal

Veja também

Leave a comment