Notícias André Savazoni 30 de janeiro de 2015 (0) (178)

Queniana Rita Jeptoo é suspensa por dois anos por doping

A maratonista queniana Rita Jeptoo, uma das melhores da atualidade, foi suspensa por dois anos por doping pela Federação de Atletismo do Quênia. Ela tinha testado positivo para as amostras A e B pelo uso de EPO. O anúncio foi feito oficialmente hoje.

Com 33 anos, Rita Jeptoo é tricampeã de Boston (onde tem o recorde do percurso, com 2:18:57), além da vitória também em Chicago, entre outras conquistas. Com a punição por doping, ela perde também o título da World Marathon Majors (WMM), que havia conquistado na temporada 2013-2014 – a premiação, que ocorreria em Nova York, em novembro próxima, tinha sido suspensa devido ao anúncio do teste positivo na amostra A da queniana (o que depois ficou comprovado pelo exame da amostra B).

Rita Jeptoo não admitiu o doping em entrevistas e pediu a análise da amostra B. Ela se defendeu no julgamento realizado no Quênia em 15 de janeiro, quando negou as acusações.

A atleta foi pega em um exame fora de competições realizado no dia 25 de setembro no Quênia, semanas antes da Maratona de Chicago.

Foto: Maratona de Boston/Divulgação

Veja também

Leave a comment