Notícias zDestaque Centro Redação 4 de outubro de 2021 (0) (188)

Rio do Rastro Marathon reúne 1.500 atletas em SC e já tem data marcada para 2022

A 1ª edição da Rio do Rastro Marathon foi realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. O evento, que, além da maratona, teve também uma corrida de 25 km e outra de 40 km de ciclismo (MTB e speed), reuniu 1.500 participantes.

A prova dos 25 km largou em frente à Prefeitura de Lauro Müller e foi realizada no sábado. Vinícius Bernardon, de Passo Fundo, RS, foi o campeão, com 1:53:12.

“Eu larguei consciente que a serra seria difícil e pensei em todos que me apoiaram, minha equipe, minha esposa e meu grande parceiro do dia, meu pai. Eu pedi pra Santa me trazer até aqui, e ela me trouxe com segurança e força, mas eu não esperava fazer esse tempo. Essa serra tem algo especial pra mim”, falou o atleta, que no dia seguinte participou também dos 42 km e conquistou o 3º lugar da prova.

No feminino, Letícia Saltori, de Curitiba, foi a campeã, com 2:16:43. “A serra estava linda, valeu a pena cada km, e ser recebida com sol é bom demais, e também com essa torcida né?”, conta a atleta, que conseguiu manter o ritmo do início ao fim.

No domingo foi a vez dos atletas dos 42 km desbravarem a incrível Serra do Rio do Rastro. A prova começou em frente ao Paredão de Orleans. Quase 450 atletas largaram para encarar os 42 km, que foi vencido por Alan Frank Almeida Rosa, de Curitiba, com 3:09:55.

“Foi incrível, percurso extremamente difícil. Eu tinha visto muito sobre a prova, mas na prática a gente tem que sentir como vai ser o nosso corpo lá, e estava muito pesado. Pra quem gosta de extremos, é perfeita. E o organizador foi impecável, então a gente conseguiu colocar o nosso corpo ao extremo sendo muito bem orientado, hidratado, conduzido e motivado durante o percurso”, contou o atleta, que venceu a primeira das 12 maratonas da carreira.

Entre as mulheres a primeira a completar a maratona foi Juliana Stolarski Uavnizack, de Orleans. “Foi bem difícil, bastante vento nos últimos 5 km, praticamente impossível de subir correndo, mas com calma e paciência eu consegui. Eu não esperava a vitória hoje. Estou muito feliz”, relatou a campeã.

As provas de ciclismo aconteceram no sábado, logo depois dos 25 km de corrida. Os atletas também começaram o desafio no ponto turístico de Orleans. Nos 40 km de estrada os vencedores foram Inaiane Garcia, que cruzou o pórtico com 2:04:45, e Alan Andrade Firmiano, de Orleans, com o tempo de 1:38:15.

Já nos 40 km de MTB os campeões foram Fernando Luciano Vieira, de Lauro Müller, com 1:54:49, e Belén Luz, de Balneário Camboriú, 2:03:51.

Prova já tem data marcada para 2022

Para a Corre Brasil e a Mountain Do, organizadoras da Rio do Rastro Marathon, os dois dias de provas foram a consagração de uma ideia que surgiu na metade de 2020, em plena pandemia.

“Nosso sentimento é de missão cumprida. Não temos dúvida que precisamos melhorar em alguns pontos, mas com feedback dos atletas conseguimos entregar um evento memorável e que veio para fazer história. Agora é a fase de analisar, ouvir novamente nosso cliente, a comunidade, e em 2022 fazer a Rio do Rastro Marathon ainda mais incrível”, relata Mariana Neves, coordenadora de eventos da Corre Brasil.

A segunda edição do evento já tem data marcada. Será nos dias 14 e 15 de maio de 2022.

Fotos: Foco Radical

 

 

 

 

Veja também

Leave a comment