Nos dias 2 e 3 de outubro, a famosa serpente de Santa Catarina vai receber corredores e ciclistas na Rio do Rastro Marathon. São esperados cerca de 1500 atletas, que disputarão três provas num mesmo fim de semana, que promete ser de muita adrenalina.
“Fomos resilientes, nos adaptamos com as mudanças que a pandemia trouxe. Reprogramamos todo cronograma do evento, e com isso nos fortalecemos para realizar as provas com ainda mais segurança “, conta Mariana Neves coordenadora de eventos da Corre Brasil.
A Corre Brasil e o Mountain Do, duas maiores organizadoras de corrida do sul do Brasil, vão proporcionar aos atletas dos 4 2km a experiência de correr a maratona de estrada com maior altimetria do Brasil: 2.560 metros. Já quem optou pelos 25 km vai enfrentar uma altimetria de 2.005 metros. São percursos desafiadores, com mais de 280 curvas só na Serra.
“A prova de 25 km é somente asfalto. Já a prova dos 42km larga em Orleans, que é novidade para quem já correu na Serra do Rio do Rastro. A gente queria deixar ela mais difícil, a pedido dos corredores que queriam mais pancadaria. A maratona larga com 300 metros no plano e já começa a subir 1.200 metros na própria cidade de Orleans. Depois são subidas e descidas até o quilômetro 17, sendo 7,5 km de estrada rural de chão – do km 8,5 até o km 16. O percurso é maravilhoso, e os atletas podem usar tênis running mesmo, não é necessário tênis de trilha por causa deste trecho”, comenta, Kiko dos Santos, diretor técnico do Mountain Do.
A Serra do Rio do Rastro ainda guarda uma surpresa, que é o clima durante as provas, já que é a região mais fria do Brasil. Mesmo sendo primavera, o frio pode dar o ar da graça.
Para os amantes do ciclismo de estrada e mountain bike, a prova oferece um percurso de 40km na tarde de sábado, com largada às 15h30 e 15h45 no paredão de Orleans, que é uma grande obra de arte. Nesse mesmo local será o início da maratona, no domingo, às 7 horas da manhã. Já o desafio dos 25km começa em frente à Prefeitura de Lauro Müller, sábado, às 7 horas da manhã. As três provas sobem a Serra do Rio do Rastro e chegam ao topo, na cidade de Bom Jardim da Serra.
A Rio do Rastro Marathon vai seguir todos os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde e pelo decreto do Governo do Estado. As organizadoras também criaram um Protocolo de Atuação para as corridas de rua. O documento é baseado nas diretrizes da Abraceo – Associação Brasileira dos Organizadores de Corrida de Rua e Esportes Outdoor. Ele visa delinear as práticas necessárias à situação provocada pela circulação do Coronavírus. Os detalhes podem ser conferidos nos site da prova www.riodorastromarathon.