São Francisco do Sul, a cidade mais antiga do estado de Santa Catarina, recebe neste sábado (dia 2) o 14º Revezamento Volta de São Francisco. Considerado um dos principais eventos esportivos da região e uma das provas de trail run mais respeitadas do País, o percurso de 90 km passa por trechos de asfalto, estrada de terra, areia fofa e travessias de rios, completando a volta na querida e bela São Chico, como é chamada pelos mais íntimos.
No sábado, a largada será no tradicional Mercado Público do município, às 7h, mesmo local da chegada. Os 15 trechos com as mais diversas dificuldades e distâncias podem ser percorridos em trio ou em equipes de no máximo sete pessoas, nas categorias: Aberta, Aberta Mista, Feminina, Veterana, Participação, Trio Masculino, Trio Feminino, Trio Misto, Trio Veterano e Francisquense (esta última exclusiva para moradores da cidade que hoje representam mais de 15% do total de inscrições).
Uma prova trail run, como a de São Chico, tem diferenciais em relação a uma prova de rua. Talvez o principal seja aproveitar mais a paisagem e o trajeto. “Depois da minha primeira prova de trail run as provas de rua sempre ficaram em segundo plano. Provas de montanha você consegue administrar seu corpo e curte muito mais a prova, nas provas de rua seu batimento sempre está ao máximo e assim você não aproveita a prova em nenhum momento”, afirma Thiago Jansen, da equipe Madero Runnig Team, de Curitiba (PR), que chega bem animada para a prova. “Nossa ideia é vencer o evento e, se tudo der certo, quebrar o recorde da prova”, completa.
A previsão do tempo para a prova mostra condições favoráveis para a prática esportiva em São Francisco do Sul. Segundo dados da Epagri/Ciram, a largada deve ocorrer com temperatura na casa dos 17°C e com possibilidade de chuva. Já no decorrer do revezamento o sol deve aparecer e elevar um pouco os termômetros, que não devem passar dos 20°C. Os ventos ficarão em média nos 10 km/h no quadrante nordeste com rajadas de 35 km/h e um nevoeiro pode se formar nas primeiras horas do dia. No fim do dia a possibilidade de a chuva retornar é grande ao Litoral Norte de Santa Catarina.
Confira as distâncias e tipos de terreno dos 15 trechos da prova:
1. Largada ao lado do Mercado Público – paralelepípedo, estrada de chão e asfalto: 9,1 km
2. SC – Polícia Rodoviária – asfalto em todo o percurso: 8,2 km
3. Saída do Capri – estrada de chão em todo o percurso: 4,7 km
4. Capri – rua calçada, travessia de rio e praia, areia firme: 5,5 km
5. Forte – asfalto, estrada de chão e calçamento: 4,4 km
6. Praia Ubatuba (final) – praia, areia firme, travessia de rio: 5,3 km
7. Praia da Enseada – calçamento, degraus em subida, trilha: 2,8 km
8. Praia Grande (início) – praia, areia fofa: 7,0 km
9. Praia Grande 2 – praia, areia fofa: 7,0 km
10. Praia Grande 3 – praia, areia fofa: 6,9 km
11. Praia do Ervino – asfalto em todo o percurso: 6,7 km
12. Igreja Gamboa – asfalto em todo o percurso: 7,1 km
13. BR-280 – estrada de chão em todo o percurso: 5,9 km
14. Escola F. Correa – estrada de chão e asfalto: 5,1 km
15. BR-280 (200 m antes da BR) – asfalto e paralelepípedo: 4,3 km