Reportagem especial com Tomaz Lourenço no Chile, e seus planos para Porto Alegre, Amsterdã e Boston, no Esporte Espetacular

Tomaz em Boston 2017, aos 70 anos

Neste domingo (25/05) e no próximo (01/06), pela manhã, o programa Esporte Espetacular da Globo trará, entre as várias reportagens, uma com Tomaz Lourenço, colaborador do site CR. A matéria abordará sua participação em uma meia-maratona na Patagônia Chilena, com imagens belíssimas da região de Torres del Paine, mas também as dificuldades enfrentadas por ele e Leo Lepri, repórter da TV, para completar os 21 km com temperatura de zero grau, muito vento, chuva e até neve.

Também será abordada a atuação de Tomaz Lourenço como editor, por quase 30 anos, da revista Contra-Relógio, e suas várias maratonas no Brasil e no exterior. Ganhará ainda destaque seu atual desafio de conseguir índice para se inscrever na de Boston, onde pretende correr em 2027, aos 80 anos.

Sua preparação este ano envolveu uma prova de 28K na capital paulista (27/04), os 21K no Chile (03/05) e agora os 42K em Porto Alegre (08/06). A busca pela qualificação para Boston se dará na Maratona de Amsterdã, em 19/10, mas ainda com possibilidade de alcançá-la na Internacional da capital gaúcha de 2026.

Aliás, Tomaz teve êxito nessa prova em 2016, depois de ter ficado a poucos minutos do BQ (Boston Qualify) em três no exterior (Punta del Este, Santiago e Chicago). Ele mudou o treinamento, focando mais em velocidade, e acabou terminando em PoA com uma folga de meia hora, que lhe permitiu correr em Boston 2017, aos 70 anos.

Segundo sua avaliação, a possibilidade tem se mostrado atualmente muito mais difícil, mas de qualquer forma tentará uma boa marca no começo de junho (sub 5h25 na faixa 75/79 anos), para conseguir entrar no Ranking Brasileiro de Maratonistas 2025, do site CR, pelo qual é o responsável na montagem das planilhas. Já para Boston, o índice é 4h50, mas na prática será necessário 4h40 para ter garantia da inscrição, em função dos cortes extras que vêm sendo praticados pela organização. Tomaz está tendo orientação do treinador André Savazoni, que foi editor assistente da Contra-Relógio.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.