POR ANA PAULA SIMÕES | @draAnaPSimoes
Perna e tornozelo são nosso esteio e sustentação. O tornozelo é uma articulação, considerada das mais importantes do nosso corpo. Lesões estruturais podem impactar em nossa rotina e prejudicar nossa qualidade de vida.
O inchaço (edema) nos membros inferiores são sinais e sintomas que podem acometer pessoas de todas as idades e gêneros. Por apresentar diversas possíveis causas, é muito importante que seja investigado por um médico especialista a fim de determinar a sua origem e o melhor tratamento. Veja aqui algumas possibilidades.
Para alguns atletas, o inchaço no tornozelo pode ser consideravelmente incômodo, impactando a rotina e a realização de atividades de treinamento, inclusive o uso de tênis ou outro calçado esportivo. Confira alguns dos principais motivos que podem levar ao inchaço no tornozelo:
Ligamentos degenerados ou lesão ligamentar
A lesão ligamentar é um dos problemas mais comuns que causam inchaço no tornozelo. Popularmente conhecida como torção, a entorse do tornozelo pode causar inchaço, vermelhidão e dor intensa, além de dificuldade para se movimentar.
Esse tipo de lesão é causado por uma movimentação inadequada da articulação, causando uma sobrecarga e a ruptura de determinadas estruturas do tornozelo. Essa condição precisa ser diagnosticada e tratada com ajuda de um profissional especialista, pois em alguns casos o próprio excesso de treino e sobrecarga podem ocasionar sua degeneração e envelhecimento. Mas em sua maioria a causa é traumática e, em alguns esportes, devido à endorfina e aquecimento, pode passar despercebido.
A lesão ligamentar de tornozelo pode se apresentar de três graus diferentes:
Grau 1: Os ligamentos sofrem um estiramento, mas sem ruptura. O paciente apresenta inchaço e dor local e a recuperação costuma ser consideravelmente rápida, levando de 2 a 4 semanas.
Grau 2: Lesões de grau 2 são caracterizadas por um grau intermediário de ruptura, fazendo com que o paciente sofra com leve edema e instabilidade na articulação lesionada.
Grau 3: A lesão ligamentar é mais grave e é resultado da ruptura total dos ligamentos do tornozelo. Por conta disso, o paciente pode relatar inchaço e dor intensa e uma maior instabilidade. Dependendo do caso, pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica.
Edema vascular
Permanecer muito tempo de pé: Apesar de parecer simples, essa é uma das causas mais comuns de inchaço na perna e no tornozelo. Afetando as pessoas que permanecem por muito tempo de pé ou sentado durante as horas de trabalho, o inchaço inesperado do tornozelo acaba sendo resultado do aumento do fluxo sanguíneo na região.
Condições circulatórias
O grupo mais afetado nesses casos são as pessoas mais velhas por conta do envelhecimento das veias e artérias do corpo. A perda da capacidade de transporte dessas veias faz com que o processo circulatório seja muito prejudicado.
O resultado disso é que o sangue acaba se acumulando nas extremidades e o tornozelo e perna acabam inchando.
Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda é uma condição vascular causada pela formação de coágulos na parte interna das veias mais profundas. Acabam atrapalhando o transporte do sangue de volta para o coração e ele também acaba se acumulando nos tornozelos, pés e pernas.
Outros fatores para pernas e tornozelos inchados:
– Utilização de determinados medicamentos;
– Período menstrual;
– Problemas cardíacos;
– Doenças do fígado;
– Gravidez;
– Doenças renais;
– Doenças reumatológicas
– Excesso de treino
– Lesão músculo esquelética
Independentemente do caso, é necessário buscar ajuda de um médico especialista para conseguir avaliar o quadro com precisão e determinar a causa do Inchaço.
Dra. Ana Paula Simões é ortopedista e traumatologista do esporte, professora instrutora e mestre pela Santa Casa de São Paulo, especialista em medicina esportiva e cirurgiã do tornozelo.
Deixe sua dúvida @draAnaPSimoes