Ignorando o clima do cerrado, o etíope Fikru Abera Dadi estabeleceu o menor tempo dos 10 km na abertura do Circuito Caixa, ontem, em Goiânia, com 29:51. José Márcio Leão foi o melhor brasileiro, na segunda posição, com 30:17. Entre as mulheres, outra vitória da Etiópia, com Meseret Legese Biratu, que fez 35:49. Roselaine de Souza Silva, a vice-campeã e melhor brasileira, chegou dez segundos depois. Com 2.700 competidores, a prova celebrou a abertura da edição histórica de dez anos do circuito e os 80 anos de aniversário da cidade.
“Até o quinto quilômetro, foi uma disputa acirrada, os outros brasileiros estavam próximos, mas depois consegui me distanciar bem”, afirmou Fikru, que derrubou o recorde do percurso (29:54), feito por Giomar Pereira em 2009 e igualado por Gilmar Silvestre em 2012.
Para José Márcio Leão, o grande vilão foi o calor. “O ritmo nem estava tão apertado assim. O etíope ficou só três segundos abaixo do recorde. Mas o calor foi demais, principalmente porque o percurso da prova é de muitas subidas e descidas, exige mais resistência da gente”, disse.
Meseret Biratu também reclamou do calor. “Estava muito quente, mas consegui ganhar vantagem na disputa, sem deixar as adversárias me alcançarem”, disse a etíope.
Mas foi uma brasileira que se tornou o centro das atenções. Líder do ranking nacional de corrida de rua em 2012, Roselaine de Souza Silva foi a melhor do país ontem. Ao cruzar a linha de chegada, a atleta do Cruzeiro ajoelhou no chão, chorou e agradeceu muito pelo resultado. “Apesar de não ganhar, estou muito feliz. Fui a melhor brasileira, somei mais 30 pontos e acho que fiz uma ótima prova. Estou me sentindo muito bem, neste início de temporada.”
Mais informações e resultados completos no site oficial. A segunda etapa será no dia 11 de maio, com a prova noturna de Uberlândia-MG. Inscrições estão abertas e assinantes da Contra-Relógio têm 10% de desconto.
Foto: Daniel Ramalho/Adorofoto