A 100ª prova do Brazil Run Series/Circuito de Corridas Caixa foi uma grande festa do atletismo nacional, na manhã de 2 de agosto, com direito a recorde de participantes. Sem africanos presentes, a elite nacional fez uma bela disputa no masculino, vencida pelo maranhense Adelson Alves Rodrigues, e confirmou o domínio da favorita Joziane Cardoso, a melhor corredora de rua da atualidade.
Único evento no país a atingir a marca de 100 provas, o Circuito de Corridas Caixa celebrou o momento histórico com um recorde de inscritos: 4.850! É o maior público da competição, consolidando a etapa de Fortaleza, realizada desde a primeira temporada, em 2004, como uma das preferidas pelos corredores.
Os 15 corredores da elite masculina largaram às 7h20 e enfrentaram uma temperatura em ascensão, na casa dos 25 graus. Mesmo assim, o grupo liderado por Adelson Alves Rodrigues fez uma prova equilibrada. Adelson venceu pela primeira vez no Circuito em 30:13, apenas três segundos na frente de Domingos Nonato da Silva.
A corredora brasileira mais rápida dos 10 km e da meia maratona na temporada 2015, Joziane Cardoso, dominou a elite feminina desde a largada. Foi abrindo vantagem até fechar em 35:24, sua terceira vitória no Circuito – ganhou também em Goiânia e Salvador.
No domingo seguinte o Circuito Caixa aconteceu em Recife. Após uma madrugada de muita chuva, o clima ameno favoreceu o desempenho dos 1.600 participantes, que comemoraram o Dia dos Pais correndo. Grande destaque da prova, o pernambucano Wellington Bezerra assumiu a liderança do ranking brasileiro de corrida de rua, após cruzar a linha de chegada em segundo lugar, com 29:48, atrás apenas do queniano Paul Kimutai. Na elite feminina, Maria Aparecida Ferraz foi a primeira entre as brasileiras e terceira geral, atrás da tanzaniana Failuna Matanga e da queniana Caroline Kimosop.
RETORNO 10 ANOS DEPOIS – Uma atleta em particular estava muito feliz com o oitavo lugar em Fortaleza. Bicampeã da Volta da Pampulha, entre outros títulos, Cleuza Maria Irineu retornou às competições, após uma década de intervalo, para mostrar que ainda está em forma. Cleuza está disputando corridas que marcaram sua carreira vitoriosa.
"Decidi competir nas principais provas da minha carreira para comemorar meus 50 anos e também reencontrar amigos que fiz no atletismo. Parei aos 40 anos para me dedicar à minha assessoria esportiva e concluir o curso de jornalismo. Agora estou viajando pelo Brasil para curtir algumas provas como essa de Fortaleza, em que já fui vice-campeã".
Cleuza fez uma triste constatação no seu retorno. "O nível técnico dos corredores de rua não evoluiu neste período em que me ausentei. Ao contrário, a minha geração era mais talentosa, tanto no masculino como no feminino. Isso vale também para a pista, infelizmente".
Realizado desde 2004 pela HT Sports, as próximas etapas do Circuito Caixa serão em Brasília (13/09), Ribeirão Preto (27/09), Curitiba (18/10), Belo Horizonte (15/11) e São Paulo (22/11). Assinantes tem 10% de desconto nas inscrições, pelo site www.circuitocaixa.com.br