A Meia Maratona de Buenos Aires, na Argentina, ano após ano, é a “queridinha dos brasileiros” na América do Sul. No ano passado, foram 1,2 mil entre os 10 mil inscritos, cerca de 12%. E eu estava entre eles!
A prova é, realmente, excelente. Um local para obter a sonhada marca pessoal. Às vezes, até melhor do que o sonho. Comprovei isso na prática. Quando corri a prova, estava muito menos treinado do que estou hoje. Tinha corrido três meias em 2010 – 1h37 em São Paulo, 1h33 na Corpore e 1h34 no Rio de Janeiro. Fui para Buenos Aires e, mesmo tendo cansado e dado uma caminhada no último posto de isotônico, para bebê-lo, fiz 1:30:32. E tomando vinho e sorvete, além de empanadas e carne argentina na sexta e sábado! O que prova como a prova é rápida. Uma delícia. Ou seja, como já corri três vezes abaixo dessa marca em 2011, o recorde viria com certeza na prova!
Neste ano, a Meia de Buenos Aires será realizada no dia 11 de setembro. Não irei. Optei por correr mais uma maratona em 2011. Em Punta del Este, no Uruguai, mas em 2012 ela não me escapa. Vou para Buenos Aires para baixar qualquer marca que tenha até lá.
Para quem já se inscreveu (e para quem ainda pretende, porque dá tempo e eu aconselho), a organização alterou o percurso.
Considero a explicação dada no site como muito bem aceita: “La organización de la 21K Ciudad de Buenos Aires dispuso de cambios en el recorrido para la edición de este año a disputarse el 11 de Septiembre. Con este cambio de recorrido los atletas podrán disfrutar aun más de las bellezas de nuestra ciudad”.
Mudaram para torná-la mais bonita e passar por mais pontos turísticos da capital federal, como chamam Buenos Aires. Assim, a largada continua na mesma avenida, a Figueroa Alcorta, mas um pouco antes em relação ao centro, num espaço mais largo e que facilitará o acesso antes e depois da prova. Um problema do ano passado. Além disso, agora, os corredores irão até Puerto Madero. Em 2010, o retorno era em frente à Plaza de Mayo e Casa Rosada, a residência presidencial.
Essa alteração trará uma leve, mas leve mesmo, subida no retorno, nada que atrapalhe o desempenho e, quem está treinando, nem sentirá a alteração de altimetria. De chato mesmo, um vaievem do km 14 ao 18, mais ou menos. Algo que não gosto, mas tudo bem.
Passando por mais pontos turísticos, talvez, melhore o único problema que senti na prova: a pouca divulgação e presença de público durante os 21 quilômetros. Está certo que, com a agitada vida noturna portenha, poucos querem acordar cedo num domingão. Só nós, loucos pela corrida. Mas só havia gente nas imediações do trajeto Obelisco/Plaza de Maio. O taxista que me levou para a largada, nem sabia que haveria uma corrida! Tudo bem, ele poderia ser uma exceção, mas outros dois que falei também não sabiam.
Então, fica o convite. Quer passar um final de semana legal? Inclua a meia de Buenos Aires na sua programação. Ainda dá tempo para 2011. Ou, se preferir, defina para 2012. Só não deixe de ir. É rápido e você gasta (com exceção da passagem aérea, que não é cara e ainda dá para usar milhas) o mesmo que gastaria num final de semana na sua cidade. Fui na sexta de manhã e voltei no domingo à noite. Passeei bastante e aproveitei demais.
Então, vai em 2011 ou nos encontraremos em 2012? Conte sua experiência na Meia de Buenos Aires ou seus objetivos.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Já estou com tudo pronto pra 21K Buenos Aires 2011! Só falta terminar os treinos! E como vou retornar só dia 12 a tarde, fica o vinho e a comilança pra depois da prova! Bora baixar esse tempo! Será minha 3a. meia maratona do ano.
Claudio, você vai adorar a prova e, com certeza, vai baixar o seu tempo. Não tenho dúvidas disso. É mais lógico mesmo deixar o vinho e a comilança para o pós-prova, mas é duro segurar, ainda mais se você chegar na sexta-feira, rs. Um abraço e uma ótima prova. Depois, conte como foi.
Depois da meia da Asics neste domingo vou decidir (você vai?). Se conseguir fazer pra 1h35 dá pra reforçar treino e sonhar com recorde sub 1h30 em Buenos Aires… será? Abraço
Carlos, fazendo 1h35 na Asics, com três semanas legais de treino depois, sim, dá para sonhar com um tempo perto de 1h30 em Buenos Aires. Mas as três semanas têm de ser bem boas. Mas, uma coisa, é certeza. O tempo que fizer na Asics, fará mais baixo na Argentina. Não farei a Asics domingo porque vou nesta sexta-feira para Bombinhas, onde farei a K42 em duplas no sábado. Farei a última etapa da Asics, dia 6 de novembro, em Brasília. Abraço
André, empolgante teu artigo.
Ano passado fiz minha estreia em maratonas em BsAs, dia histórico: 10/10/10.
A Meia Portenha ainda não fiz. Ficará para 2012!
Obrigado pelo incentivo.
Grande abraço.
Fala André,
Tudo certo pra essa prova e, agora com o circuito “mais bonito”, melhor ainda…..Na volta te conto….Abraço….
Fui ano passado e estarei de volta esse ano. É realmente espetacular. Fiz meu melhor tempo na distância lá. Plana, fria – ano passado na largada (07h45) em torno de 7 graus, passa por inúmeros pontos turísticos, avenidas largas, hidratação ótima com água e gatorade, distribuição de frutas (banana, laranja e até ameixa…), conjuntos musicais tocando ao vivo (ano passado foi cover do M. Jackson, Queen, música brasileira no retorno pela 9 de julho, e fechando claro, já no final, com um tango e a performance de um casal de dançarinos). Vale a pena. Um show!!! E a cidade, embora não seja a mesma de alguns anos atrás, não perde o seu charme, além claro, dos bons restaurantes e boa comida. Ano passado, como fazia muito tempo que não ia lá, fui com a esposa e emendamos o feriado de 07 de setembro. Esse ano vou na sexta e volto na segunda. Abraço.
Estou inscrito. Que bom que mudaram o percurso, pois estou indo realmente para passear durante a Meia. Sentar a bota mesmo apenas em Brasilia na Asics Golden 4! Abcs.
André, quando estive na maratona de PoA deste ano, nenhum taxista sabia do evento…
Opa! Vamo que vamo, expectativa crescendo, acertei o hotel hoje. Tenho visto que os comentários são sempre muito bons em relação à prova. Fiquei um pouco preocupado com a informação passada pelo Eduardo…largou com a temperatura em torno de 7º?! Desse jeito vou ter que providenciar umas parafernálias, tipo luva e manguito, não faz esse frio aqui por essas bandas do Planalto Central. Rola alguma feira na entrega dos kits que venda esses materiais? Os treinos estão rendendo…quem sabe encaixo uma boa prova e conquisto o sonhado sub 1:30!
Dei uma olhada no percurso…parece que tem bastante curva, espero que a tal subidinha seja bem discreta. Outro detalhe: tudo bem que estará bem frio e tal, mas sou acostumado a beber bastante água. Olhei que alguns postos são bem afastados, no 8 km, por exemplo, tem isotônico e depois água só no 15 km. Quem já correu lá, é isso mesmo?!
Que bom que a altimetria ajuda.É minha primeira meia maratona internacional e quero baixar meu tempo de 1h47min.
Conhecer Buenos Aires correndo deve ser ótimo.
Apesar dos aproximados 7 graus na largada (07h45), durante a prova a temperatura chega em torno dos 12 a 14 graus, portanto, bastante agradável. Acho que não há necessidade de exageros na parafernália contra o frio. Há uma feira interessante na entrega do kit – sábado, com produtos a preços bastante bons. Inclusive para a compra de tênis e acessórios acho que vale a pena. Aliás, por falar em comprar, em B. Aires está ótimo, principalmente nas outlets. Tem uma da lacoste onde vc compra camisa polo na base do quilo. Fica entupida de gente, e com brasileiro saindo ela janela… Como disse antes, ano passado, a hidratação me pareceu muito boa.
Eduardo, tem toda razão. Dá para correr de shorts e camiseta, na boa. É um clima frio, mas bem gostoso para correr. A hidratação, é de 5 em 5 km, tendo dois pontos de isotônico no meio desse intervalo na parte final. É, realmente, uma prova muito boa. Abraço.
Marcos, tenho certeza que você vai gostar e vai baixar o seu tempo. Terá uma subida leve a mais do que no trajeto anterior, mas quem está treinado vai sentir pouco ou quase nada. Abraço e ótima prova.
Breno, a água segue a regra da Iaaf, que prevê uma distância máxima de 5 km entre os pontos de água. Então, fique tranquilo. De cinco em cinco quilômetros, terá água gelada e de monte! E há os dois pontos de isotônico na metade entre os pontos. Você não precisará se preocupar com a hidratação porque, com o clima gelado, fica tudo ótimo. Tem, realmente, no novo percurso, mais curvas e o vaievem que falei no texto. O que não tinha no ano passado, mas é uma prova muito rápida. Abraço
Breno, se estiver treinado, vá confiante porque é possível (e muito) o sub 1h30 em Buenos Aires. E, quanto ao frio, apesar de você ser do Planalto Central, fique tranquilo, não vai sofrer não. A não ser que dê muito azar e entre uma frente fria daquelas, rs. Abraço
Alex, tem razão. Boa lembrança. Aconteceu isso mesmo em Porto Alegre. Abraço
É isso aí Leo. Aproveite para passear e calma, segure as “pernas” porque sei que você terá uma tentação daquelas de sentar a bota em Buenos Aires. Tenha muita força mental, porque a prova é rápida e você, como está voltando agora de contusão, não deve abusar. Mas, sinceramente, você precisará de muita força para não correr rápido, rs. Abraço
Eduardo, concordo com todos os seus comentários. A prova e Buenos Aires são imperdíveis. Adoro a capital argentina e esto morrendo de vontade de voltar para lá. E, mesmo indo na sexta e voltando na segunda, você conseguirá curtir bastante os prazeres da cidade. Abraço
É isso aí Faé. Agora, nada de ir para trotar na meia. A prova é rápida e quero ver você correndo rápido! Abraço
Legal, Carlos. A Maratona de Buenos Aires está nos meus planos. Quem sabe não corrermos a meia juntos então em 2012. Um abraço
Oi pessoal, tb estou indo para BUE, será minha primeira 1/2 no exterior. Corri a 1/2 do Rio no ano passado. Estou começando pelas planas…
Estamos em 8 corredores só da família e mais 8 familiares que vão de apoio, ou melhor, eles vão mesmo é pra aproveitar Buenos Aires rsrsrsr
Espero mesmo que o percurso e o clima ajudem pois vou chegar na quarta e vai ser difícil segurar o vinho por tanto tempo rsrrs. E vcs homens nem precisam treinar e já fazem toda essa diferença entre o tempo das garotas. Assim não vale rsrsrs
De qq forma, boa prova a todos!!!
André, estou inscrito para a prova, mas estou com uma certa preocupação em relação ao transporte. Vi relatos na net de pessoas que só chegaram no local após a largada. Parece que é meio complicado pegar táxi em BA às 5 da manhã de um domingo. Alguma sugestão?
———————-
Walter,
Legal que vai correr em Buenos Aires. O local de largada foi mudado em relação ao ano passado e o acesso será bem mais fácil. Está mais próximo do centro. Além disso, no ano passado, fui para a rua de madrugada e peguei um táxi sem problemas. E estava sozinho. Você pode, também, pedir para o hotel reservar um horário para o táxi chega. Então, fique tranquilo e só concentre-se na corrida, porque vai gostar muito.
Abraço
André Savazoni