• Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Quenianos fazem dobradinha na 1ª edição da Maratona Internacional da Cidade de João Pessoa

Quenianos fazem dobradinha na 1ª edição da Maratona Internacional da Cidade de João Pessoa

Largada no Centro de Convenções de João Pessoa (Foto: Fernanda Paradizo)

A capital da Paraíba recebeu no último domingo, 31 de outubro, a 1ª edição da Maratona Internacional Cidade de João Pessoa, que aconteceu junto com a já tradicional Meia-Maratona (19ª edição).

O evento, realizado pela Prefeitura da Capital, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (SEJER), teve ainda duas distâncias menores, uma corrida de 10 km e outra de 5 km.

Com largadas a partir das 5h da manhã no Centro de Convenções de João Pessoa, os corredores seguiram um trajeto pela orla, num percurso de ida e volta à beira-mar e subida na parte final, no retorno para o Centro de convenções.

A premiação em dinheiro para as quatro distâncias e também o prêmio com troféu para os três melhores das categorias atraíram muitos corredores para o evento, que reuniu mais de 2 mil corredores distribuídos em todas as corridas.

Os quenianos Bernard Kipsang Chumba e Vivian Jeftanui Kiplagati foram os campeões da maratona e faturaram a maior premiação do evento (10 mil reais para os campeões dos 42 km).

Pelotão líder da maratona, com os três primeiros colocados (Foto: Fernanda Paradizo)

Na prova masculina, Bernard Kipsang esteve à frente praticamente em todo o trajeto, acompanhado até metade da prova pelos brasileiros Justino Pedro da Silva e Edson Amaro. O queniano começou a abrir distância dos brasileiros a partir dos 21 km para cruzar a linha de chegada sozinho no Centro de Convenções, com o tempo de 2:25:48, e muito aplaudido pela grande quantidade de público ali presente.

Ao final da prova, Kipsang, que foi vice-campeão da Meia mararona de São Paulo em 2016,  ressaltou a beleza do percurso e também a grande dificuldade de correr com forte calor, alta umidade e vento contra em praticamente toda a segunda metade.

Na segunda colocação ficou o pernambucano Justino Pedro da Silva, de Petrolina, com o tempo de 2:34:12. O corredor chegou a parar na prova, quando ocupava a terceira posição, mas retornou ao perceber que o quarto colocado estava muito distante.

“Eu quebrei no km 25 e abandonei a prova. Senti muita cãibra. Alonguei durante uns dois minutos, mas não vinha ninguém e daí resolvi retornar em terceiro. Peguei o segundo, mas voltou as cãibras. Parei, mas vi que dava para ir. Comecei a abrir vantagem no km 35”, conta o atleta.

O pernambucano Edson Amaro, também de Petrolina, completou com o pódio masculino, terminando na terceira posição, com 2:37:44.

Vivian Kiplagati liderou do começo ao fim (Foto: Fernanda Paradizo)

No feminino, a queniana Vivian Kiplagti liderou a prova do começo ao fim. Ela cruzou a linha de chegada com 2:51:44, com quase 15 minutos de diferença das adversárias. Essa é a segunda passagem da atleta pelo Brasil, que em 2019 foi campeã da Maratona do Recife e dos 10 km de Sertãozinho.

A segunda colocação ficou com Lucicleide Gabriel de Assis, que terminou os 42 km em 3:05:57, que assumiu a vice-liderança na parte mais difícil da prova, quando estava mais quente e quando começaram as ladeiras. Ela ultrapassou a alagoana Marily dos Santos, que não esboçou reação.

Para a vice-campeã, que é de Rio do Fogo, Rio Grande do Norte, a maratona teve uma boa organização, muitos pontos de hidratação e bem distribuídos no percurso, que teve a maior parte da corrida na orla. Além disso, ela destaca a rápida entrega da premiação e o local de largada/chegada amplo e agradável.

Com o objetivo de superar a barreira das 3 horas, a atleta também ressalta o clima desfavorável. “O difícil foi superar alta temperatura e umidade, principalmente nos últimos 5 km, quando eu já estava exausta e ainda tinha algumas ladeiras. Meu objetivo era fazer sub 3 horas. Não consegui, mas fico feliz em ter concluído e ter obtido a 2ª colocação”, comemora a atleta.

A terceira posição ficou com Marily dos Santos, que fechou os 42 km com o tempo de 3:13:53.

Confira abaixo o resultado dos três melhores nas 4 distâncias e clique aqui para o resultado geral da prova.

Em breve, galeria de fotos no ar e matéria com depoimentos dos amadores.

Resultados Top 3

MARATONA

Masculino
1. Bernard Kipsang Chumba – 2:25:48
2. Justino Pedro da Silva – 2:34:12
3. Edson Amaro Arruda dos Santos – 2:37:44

Feminino
1. Vivian Jeftanui Kiplagati – 2:51:44
2. Lucicleide Gabriel de Assis – 3:05:57
3. Marily dos Santos – 3:13:53

MEIA-MARATONA

Masculino
1. Giovani dos Santos – 1:05:38
2. José Marcio Leão da Silva – 1:07:21
3. Joilson Bernardo da silva – 1:07:49

Feminino
1. Jessica Ladeira  Soares – 1:22:00
2. Aline Prudêncio – 1:22:26
3. Amanda Aparecida de Oliveira – 1:22:40

10 KM

Masculino
1. Gleison da Silva Santos – 30:31
2. Gilson de Souza – :30:47
3. João Marcos Santos Ferreira – 31:51

Feminino
1. Maria Lucineida da Silva Moreira – 35:31
2. Mirian Franco da Silva – 38:27
3. Leila Crsitina da Silva– 39:19

5 KM

Masculino
1. Rafael de Almeida Silvestre – 15:27
2. Helio Cassio – 15:37
3. Lucas Soares do Nascimento – 15:51

Feminino
1. Mirelle Leite da Silva – 18:13
2. Eliane Alves Cunha Santana– 19:05
3. Anastácia Rocha Pereira  – 19:09

 

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

É GRATUITO, RECEBA NOVIDADES DIRETAMENTE NO SEU E-MAIL.