Notícias Redação 23 de dezembro de 2013 (0) (143)

Quenianos correm para quebrar hegemonia etíope em Dubai

Os corredores quenianos têm dominado as principais maratonas do mundo nos últimos anos, mas não em Dubai. Lá nos Emirados Árabes Unidos quem tem vencido, no masculino, são os etíopes. E a disputa promete ser acirrada na edição de 2014, no dia 24 de janeiro.

Nos últimos seis anos, houve somente uma vitória queniana, com David Barmasai. Nas outras cinco edições, a Etiópia não só ganhou como dominou o pódio, geralmente com estreantes nos 42 km. Ayele Abshero bateu o recorde do percurso com 2:04:23 em 2012 e Lelisa Desisa marcou 02:04:45 em 2013 (veja a foto da chegada, com os cinco primeiros no mesmo plano).

E, em 2014, haverá uma modificação que cria grandes expectativas: o percurso sofreu alterações e, segundo a organização, estará ainda mais rápido, propício para a obtenção de excelentes marcas. A listagem da elite ainda não foi fechada oficialmente pela organização. “Estamos montando um grupo talentoso na elite com uma grande mistura entre estreantes e corredores experientes. Na edição passada, os cinco primeiros foram todos sub 2h05 (a primeira vez na história da maratona) com uma luta fantástica pela linha de chegada”, disse Peter Connerton, diretor da Maratona de Dubai.

A esperança queniana já confirmada é Jonathan Maiyo, que baixou a melhor marca pessoal em oito minutos, de 2:12:45 para 2:04:56 em 2012. Neste ano, porém, só correu uma vez os 42 km, ficando em décimo lugar em Tóquio com 2:10:18. Agora, promete estar em forma em Dubai. Entre os etíopes já confirmados está Markos Geneti, com 2:04:54 na própria Dubai.

Mais informações e inscrição on-line (pode ser feita até dia 31 de dezembro) para a Maratona de Dubai em www.dubaimarathon.org.

Foto: Helmut Winter

Veja também

Leave a comment